Dra. Patrícia Braga

 

Está chegando um dos períodos mais aguardados do ano por muita gente: o carnaval. Por isso vamos falar sobre os cuidados que devemos ter nesse período. A preocupação com diversão é tanta que é fácil se esquecer dos cuidados mais básicos com a saúde. Portanto, nada melhor que estar preparado para enfrentar e aproveitar essa maratona com alguns cuidados simples com a saúde.


Antes do carnaval devemos preparar o nosso corpo e a melhor maneira para isso é aumentar o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pães, batata, arroz e macarrão, comer carnes magras, com pouca gordura, pouco sal e beber bastante líquidos. Sucos de frutas e vitaminas de frutas com leite e acrescidas de amêndoas, amendoim ou castanhas são sempre bem vindas. Elas ajudam a hidratar o corpo, dão energia e aquele pique extra para cair na folia de carnaval.


Outra coisa muito importante é estar com as vacinas em dia. Nessa época do ano, os turistas lotam o país e a transmissão em locais de aglomeração se torna ainda mais fácil. A vacina antitetânica é outra que não pode estar atrasada. No carnaval, é comum que as ruas estejam mais sujas, com cacos de vidro, aumentando as chances de se ferir e causar infecção. Para tétano, difteria e coqueluche, a vacina tríplice bacteriana é a indicada.


Já durante o carnaval recomenda-se um cuidado especial com a hidratação. Pular carnaval em pleno verão brasileiro requer muitos litros de água, principalmente para quem estiver ingerindo bebidas alcoólicas, o que facilita a desidratação. Para manter o corpo saudável, aproveite a estação para se refrescar com sucos naturais, água de coco e bebidas isotônicas, que também ajudam a repor os sais minerais.


Os cuidados essenciais durante o carnaval são:


Ingerir uma grande quantidade de água
Se alimentar de 3 em 3 horas
Usar sempre chapéu ou boné
Usar protetor solar em todo o corpo durante todo o dia, incluindo orelhas, lábios e cabelos, com fator de proteção igual ou superior a 15 FPS
Descansar sempre que possível
Usar preservativo em todas as relações


Após o carnaval, para ajudar a recompor a saúde, é importante ingerir alimentos desintoxicantes como o chá preto batido com alguma fruta ou um copo de limonada sem açúcar (pode ser mel) de 2 a 3 vezes por dia, pois eles ajudam a eliminar os resíduos do organismo e melhorar o humor.


É importante ainda lembrar-se que durante o carnaval o número de indivíduos contagiados com alguma DST e de gravidez indesejada aumenta muito, e a melhor forma de evitar este problema é sempre usar preservativo e reduzir ao máximo o número de parceiros. E lembre-se que o beijo na boca também pode transmitir uma série de doenças.


Por isso após o carnaval aproveite para fazer um check up e ficar em dia com a saúde.

Volta às Aulas 2017

Compesa busca parceiros no Reino Unido para investir em saneamento

O presidente da Compesa, Roberto Tavares, irá participar em Londres, na Inglaterra, na próxima segunda-feira (20), do evento mundial sobre Saneamento, o World Water-Tech Innovation Summit. Ele irá apresentar aos empresários do Reino Unido o modelo do Programa Cidade Saneada, a maior PPP (Parceria Público Privada) do setor no Brasil. A conferência acontece entre os dias 20 e 22 de fevereiro, mas o líder da estatal pernambucana ainda prossegue em Londres, até a sexta-feira (26), para cumprir agenda de reuniões organizadas pelo Consulado Britânico com investidores internacionais e empresas ligadas ao setor que querem expandir suas fronteiras. Roberto Tavares busca atrair parceiros para investir em Pernambuco, considerando que o Reino Unido é o país que tem mais tradição em parcerias com o setor privado. Foi lá também que surgiram as primeiras PPPs, no mundo.

 

O modelo da PPP em Pernambuco é um case de sucesso e é esse o caminho que a Compesa pretende seguir para ampliar os investimentos no interior do estado. O presidente da Sabesp, Jerson Kelman, representantes do BNDES, além de consultorias brasileiras que atuam no setor do saneamento também participarão do evento em Londres.


Assessoria de Imprensa

Confira o Programa Moda Center no ar desta sexta-feira 17.02

NOTA – ANDAMENTO DA GREVE DO DETRAN-PE

A assessoria de imprensa do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE informa, que de acordo com a diretora de atendimento do Órgão, Dirce Melo, os serviços de entrega de documentos, captura de imagens e informações estão funcionando normalmente nas lojas dos shoppings e na sede do DETRAN-PE, bem como, todos os serviços oferecidos nos Expressos Cidadão em todo o Estado. Além disso, na Sede, também estão disponíveis a realização de exames teóricos e práticos mediante os agendamentos já realizados. Quanto as Circunscrições Regionais de Trânsito – CIRETRANs do interior, os serviços estão funcionando parcialmente.

 

 

Produtores de algodão do Mato Grosso conheceram o potencial de negócios do Moda Center Santa Cruz

Gestores do Moda Center Santa Cruz receberam na manhã desta quinta-feira (16), uma comitiva de integrantes da Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampa). O grupo formado pelos empresários Alexandre Scheffer, Eraí Maggi e Décio Tocantins (respectivamente presidente, vice-presidente e diretor da instituição) estava acompanhado de Ricardo Tomczir, titular da pasta de Desenvolvimento Econômico daquele estado, que responde por mais de 60% do plantio desta lavoura em território nacional.

 

A missão veio conhecer o polo têxtil pernambucano e analisar a cadeia fabril relacionada a ele. Após ser apresentada aos números e à gigantesca estrutura do parque, o grupo saiu impressionado com o maior centro atacadista de confecções do país, localizado em Santa Cruz do Capibaribe.

 

“Estamos analisando os principais consumidores do algodão mato-grossense. Fiquei surpreso com o comércio na região. Souberam aproveitar bem a oportunidade e fazer a transformação da economia. Isso acaba estimulando o produtor do nosso estado a vir em busca desse mercado”, falou Ricardo Tomczir.

 

Eraí Maggi enfatizou o interesse da Ampa em estabelecer negócios com o empresariado local. “Nossa visita tem como objetivo estreitar as relações comercias entre nosso estado e o Nordeste para que possamos fazer competividade frente ao algodão importado. Pretendo voltar para podermos amarrar os laços do mercado local com a economia mato-grossense”, destacou. Ele antecipou que pretende trazer o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Blairo Maggi para conhecer o potencial de negócios da região.

 

“Ficamos satisfeitos em receber a missão para mostrar um modelo de empreendedorismo que surgiu da necessidade de subsistência de um povo para compensar a falta de chuvas, por isto a agricultura inexiste na região. Com o passar do tempo percebeu-se a necessidade de organizar o comércio de confecções da nossa cidade e nasceu o Moda Center Santa Cruz. A região dispõe do que há de mais moderno no setor tanto em matéria-prima como em maquinário. Geramos cerca de 150 mil empregos e produtores de 54 cidades em um raio de 300 quilômetros vendem seus itens no nosso empreendimento”, afirmou Valmir Ribeiro, conselheiro consultivo do centro atacadista.

 

As informações de Ribeiro foram complementadas pelo consultor do Sebrae-PE que acompanhou a caravana ao parque, Romero Sobreira de Carvalho. “Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade precursora no polo de confecções e a maior consumidora de produtos têxteis na região, portanto é importante conhecerem a evolução e as etapas do processo”, enfatizou.

Coordenação motora é trabalhada na Educação Infantil da Escola Dinâmica

A coordenação motora é o que ajuda nosso corpo a se movimentar, se equilibrar e pegar objetos. Devendo ser trabalhada com as crianças, adultos e também idosos.


Na Escola Dinâmica, as professoras da Educação Infantil, especialmente das turmas do Maternal, realizam várias atividades recreativas com o objetivo de desenvolver a coordenação e ajudar as crianças que apresentam problemas nesse sentido.


"Desenvolvemos uma atividade lúdica para estimular os movimentos, onde no decorrer de cada etapa foi trabalhado a coordenação motora de maneiras diferentes, como andar sobre uma linha marcada no chão, correr, pular com um pé só, etc. É muito importante que a coordenação motora seja incentivada em crianças até os seis anos de idade", explica a professora do Maternal, Mariana Camila.


As educadoras utilizam o pátio da escola como espaço complementar das atividades iniciadas em sala de aula.


"Nos primeiros dois anos de vida, é importante estimular a coordenação motora, deixando as crianças em espaço aberto para que desenvolvam as habilidades de andar correr e pular, por exemplo. Mas tudo deve ser feito ser forçar nada, deixando as crianças bem à vontade", complementa a professora Carlla Souza que auxiliou as atividades realizadas com a turma do Maternal.


Profissionais da saúde, a escola, professores ou pais podem identificar os problemas mais comuns de coordenação motora. Normalmente essa deficiência fica aparente na sala de aula e na escola, quando o desempenho motor da criança está abaixo do esperado e o comportamento é muito inferior às crianças de mesma idade. Algumas pesquisas internacionais indicam que cerca de 6% das crianças apresentam algum problema de coordenação ou dificuldade motora. Caso notado algum atraso perceptível, o pediatra deverá ser consultado para acompanhamento.

Carnaval 2017: Venha para o Moda Center Santa Cruz

GREVE DO DETRAN-PE É DECRETADA ILEGAL

O movimento paredista (greve), iniciado na última segunda-feira, 13, pelo Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – SINDTERAN-PE, que está ocasionando a paralisação dos serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE em todo o Estado, foi decretado ilegal, em decisão arbitrada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE, através de liminar concedida nos autos da ação judicial de n° 0000677-89.2017.8.17.0000, publicada na manhã desta quinta-feira, 16.

 

Na decisão do desembargador Eduardo Augusto de Paurá Peres, relator do processo, foi deferido o pedido de tutela de urgência para determinar que os grevistas, no prazo de 24 horas, retornem imediatamente às suas atividades regulares, abstendo-se de embaraçar a prestação do serviço público, sob pena de multa diária de 30 mil reais.

 

De acordo com o exposto no processo, não se deve negar o direito de greve assegurado expressivamente pela Constituição aos servidores públicos (CF, art 37, VII), regulamentado pela Lei nº 7.783/89, no entanto, consta nessa mesma Lei procedimentos que devem ser observado pelo movimento, entre eles, a frustação da negociação ou a impossibilidade de recurso via arbitral, e esgotando essas questões, caso seja decretada greve, a entidade deverá ser notificada com antecedência mínima de 48 horas da paralisação, porém, a notificação deu-se no mesmo dia de início da paralisação, em 13/02.

Hospital Mestre Vitalino oferta vagas para pessoas com deficiência

O Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, abriu seleção para preenchimento de vagas destinadas às pessoas com deficiência. A oferta é para as especialidades de assistente administrativo, recepcionista, técnico em enfermagem, porteiro, auxiliar de serviços gerais; para nível de escolaridade médio, e médicos e enfermeiros; para nível de escolaridade superior.


Vale lembrar que todas as vagas são para pessoas com deficiência comprovada em laudo médico. Para os cargos administrativos, os salários são a partir de R$ 953, e a carga horária é de 40 ou 44 horas semanais. Já as especialidades em saúde dependem do tipo de plantão.


Os interessados devem encaminhar seus currículos para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou deixar na própria recepção da unidade que fica na Avenida Amazonas, 175, bairro Universitário, BR 104, sentido Toritama.

FOLIA

Vagas de emprego para amanhã

-1 vaga de Auxiliar de limpeza
-1 vaga de Costureiro – RETA
-1 vaga de Costureiro – GOLEIRA E OVERLOQUE
-2 vagas de Cozinheiro de Restaurante
-1 vaga de Técnico de edificações(ESTÁGIO)
-1 vaga de Vendedor pracista


Agência do Trabalho - Santa Cruz do Capibaribe. Rua Maestro Alexandre, nº 93, Nova Santa Cruz. TELEFONES: (81) 3759-8235/37598236

Ajude o ICIA

Fundado em 19 de setembro de 2003, o Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) já realizou mais de 53 mil atendimentos, quase 25 mil exames e conta com 1.051 crianças cadastradas.

 

O ICIA é uma entidade sem fins lucrativos, que proporciona tratamento de crianças com câncer, oferece apoio e atendimento gratuito e multidisciplinar para pacientes e familiares.


#doe #solidariedade

 

Visita de delegação do Consulado dos EUA anima gestores do Moda Center Santa Cruz

O cônsul-geral dos Estados Unidos em Recife, Richard Reiter, viajou para Santa Cruz do Capibaribe na tarde desta terça-feira (14) especialmente para conhecer dois dos grandes marcos do polo têxtil de Pernambuco: o Moda Center Santa Cruz, maior centro atacadista de confecções do país, e a Rota do Mar, considerada uma das principais grifes e indústrias do ramo no Norte e Nordeste brasileiro. A expectativa do empresariado é que a visita viabilize oportunidades de negócios do arranjo produtivo local com parceiros norte-americanos.

 

“Todos estávamos muito interessados em ver como é a produção daqui. Nós não tínhamos ideia da criatividade e do nível de especialização do produto final. Eu viajo muito pelas capitais e pelo interior para conversar com os prefeitos e gerentes de grandes empresas e estou impressionado com a qualidade do trabalho e dos projetos que encontrei em Santa Cruz do Capibaribe. Queremos estreitar os laços diplomáticos comerciais, pois percebemos poucas exportações para os Estados Unidos desse mercado muito importante da região”, comentou Richard Reiter.

 

Segundo o síndico do Moda Center Santa Cruz, Allan Carneiro, a visita foi imprescindível para s representantes estadunidenses perceberem as possibilidades de interlocução e comércio com o polo. “Eles ficaram surpresos com o que apresentamos tanto em termos de estrutura como diversidade e qualidade de mercadorias Temos certeza que a comitiva saiu da ‘agenda’ com um entendimento diferente, superior, sobre o que produzimos, um posicionamento que se torna comum a quem conhece o trabalho desenvolvido na região”, afirmou

 

Durante a conversa, Carneiro destacou a utilização de peças e equipamentos de origem americana no polo têxtil. “Muitos insumos fabricados nos Estados Unidos são adquiridos por nós em São Paulo, por exemplo, então o pessoal não identificava que já consumimos itens deles. Também ressaltamos que haveria condições de um hotel de bandeira americana ser instalado na região. Seria interessante para investidores e para a área, que carece de leitos”, enfatizou

 

Para Arnaldo Xavier e Marta Ramos, fundadores e presidentes da Rota do Mar, apesar de ser apenas um primeiro contato, a visita empolgou. “Apresentamos a nossa mega loja no Rota do Mar Complex e uma parte do parque fabril, que destaca-se por reunir um maquinário completo e dos mais modernos do país, com ampla capacidade produtiva e valorizando os profissionais, a mão de obra local e a qualidade de todas as peças que levam a nossa marca”, ressaltou Arnaldo.

 

O cônsul não economizou elogios à companhia “Dá para ver que uma empresa como a Rota do Mar, que achei super impressionante à nível de modernidade, tecnologia e compromisso, tem grande chance de sucesso nos Estados Unidos”, comentou Richard Reiter. Ele disse já conhecer a marca de surfe, casual e street wear e esportes de aventura. “Não tinha visitado a fábrica. Deu para conhecer as pessoas, ver que todo mundo é trabalhador e comprometido com o projeto. E vi o carinho com que os produtos são feitos”, acrescentou

 

Arnaldo Xavier comentou o interesse de exportar de forma sistemática para os Estados Unidos. Como dificultantes apontou a oscilação cambial e a necessidade de aprender ainda mais a respeito do mercado norte-americano. O desconhecimento sobre a sistemática de negócios do seu país também foi indicado pela cônsul para Assuntos Políticos e Econômicos, Paloma Hernandez, como um entrave para as exportações. Ela avaliou a visita de forma positiva. “Estou levando um conhecimento do nível de profissionalismo que existe em Santa Cruz do Capibaribe e a potencialidade para captar esse profissionalismo na área de confecções”, completou.

 

A presença da delegação em Santa Cruz do Capibaribe foi articulada pelo deputado Diogo Moraes. A iniciativa contou com o reforço do prefeito da cidade, Edson Vieira, que esteve acompanhado da primeira-dama, Alessandra Vieira, nas atividades

 

Sobre o Moda Center Santa Cruz – Referência nacional no setor, é o maior centro atacadista de confecções do Brasil, reunindo mais de 10 mil pontos comerciais, entre lojas e boxes. O empreendimento oferece um mix de produtos variados, com destaque para roupas e acessórios, comercializados especialmente em grande escala. Nas segundas e terças, ocorrem as chamadas feiras, quando todas as unidades de venda estão funcionando. Na alta temporada, chega a receber uma média semanal de 150 mil clientes vindos de todo o país, com predominância dos estados do Norte e Nordeste e crescimento dos oriundos do Centro-Oeste e Sudeste.

 

O parque disponibiliza seis praças de alimentação, estacionamento gratuito para 6,5 mil veículos e rede própria de hotéis e dormitórios com cerca de dois mil leitos. O local ainda conta com posto ambulatorial, caixas eletrônicos, banheiros, fraldários, carrinhos de compras, sistema de som e TV e circuito interno de segurança.

 

Sobre a Rota do Mar – Está sediada em Santa Cruz do Capibaribe, onde funcionam quatro das suas sete unidades fabris - as demais ficam em Brejo da Madre de Deus e, duas, em Santa Maria do Cambucá. Em 20 anos de existência, consolidou-se entre as maiores indústrias do setor têxtil no país, figurando entre as melhores empresas para se trabalhar em várias edições do Instituto Great Place to Work. A companhia tem aproximadamente 900 funcionários distribuídos entre as fábricas e cinco lojas próprias no Agreste do estado: duas em Caruaru, uma em Toritama e duas no município-sede, onde também está o seu showroom.

 

Itens da marca estão presentes em todo o território nacional por meio de uma rede interligada de representantes. As suas criações são produzidas com tecnologia de ponta e pessoal qualificado. Entre as marcas da companhia estão a inovação, a incorporação de novas tecnologias, a busca da eficiência na gestão dos negócios, a competitividade e a valorização dos recursos humanos.

Volta às Aulas 2017