Tem 30 anos. Pós-graduado com Especialização em Assessoria de Imprensa pela Faculdade do Vale do Ipojuca, graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba.

Já atuou na Rádio São Domingos FM (Brejo da Madre de Deus) em 2007, na Rádio 101,9 FM (Santa Cruz do Capibaribe) de 2007-2008, na Estação Sat (Santa Cruz do Capibaribe) de 2008-2009 e atua até hoje na Rádio Vale AM. Onde desenvolve os trabalhos de produtor e apresentador do programa VALE MAIS.

Atualmente é o responsável pelo Blog do Melqui, assessor de imprensa do vereador Ronaldo Pacas, jornalista da Rádio Vale AM, diretor da Flipi Comunicação e assessor de imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social de Taquaritinga do Norte. Entre em contato pelo blogdomelqui@hotmail.com ou pelo flipicomunicacao@gmail.com.

Acompanhe o Melqui Lima



Mural

Melqui Lima
A Voz do Brasil presta um grande serviço à sociedade. Mas se você não quer deixar de ouvir a transmissão de mais de 1/3 dos jogos da Copa que acontecerão às 19h e quer mais informação de trânsito, música e entretenimento nesse horário, a voz do seu deputado precisa falar por você. Essa é a hora! O Brasil quer a flexibilização do horário da Voz do Brasil votada e aprovada. Particip...
Terça, 22 Abril 2014 17:35
Melqui Lima
Super Manhã - de segunda à ***ta, a partir das 8h da manhã. Tarde Livre - de segunda à ***ta das 14h às 16h. Participe pelos telefones 3731-4033 ou 9275-6290
Quarta, 12 Março 2014 16:44
Deixe o seu recado!
Filtro
  • GOVERNO DE PERNAMBUCO

  • GOVERNO DE PERNAMBUCO

  • Show de Lucy Alves no EMP

  • ATENÇÃO: está desempregado e tem experiência comprovada? São 54 vagas de emprego disponíveis para a SEGUNDA-FEIRA (2 DE OUTUBRO)

     SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

    -2 VAGAS DE ATENDENTE BALCONISTA
    -2 VAGAS DE BALCONISTA DE FARMÁCIA
    -2 VAGAS DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO
    -1 VAGA DE AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO
    -1 VAGA DE AUXILIAR DE RECEPÇÃO
    -1 VAGA DE AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS NA CONFECÇÃO DE ROUPA
    -2 VAGAS DE AÇOUGUEIRO
    -1 VAGA DE CORTADOR DE ROUPAS
    -16 VAGAS DE COSTUREIRO
    -1 VAGA DE DESIGNER DE MODA
    -1 VAGA DE EMPREGADO DOMÉSTICO
    -1 FARMACÊUTICO
    -1 VAGA DE GERENTE DE VENDAS
    -2 VAGAS DE MECÂNICO DE AUTOMÓVEL
    -1 VAGA DE MONTADOR DE MÁQUINAS
    -1 VAGA DE OPERADOR DE CAIXA
    -1 VAGA DE PADEIRO
    -1 VAGA DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
    -4 VAGAS DE VENDEDOR INTERNO


    A Agência do Trabalho, Trabalho e Qualificação de Santa Cruz do Capibaribe fica na Rua Maestro Alexandre, 93 - Tel.: (81) 3759-8236.


    Lembrando que o horário de atendimento ao público é de 7:30h até 13h, e a documentação necessária para o atendimento para vagas é: Carteira de Trabalho, Identidade e CPF.

     

    CARUARU

     

    -1 VAGA DE CORRETOR DE IMÓVEIS
    -5 VAGAS DE ELETRICISTA
    -1 VAGA DE FONOAUDIÓLOGO
    -1 VAGA DE PIZZAIOLO
    -1 VAGA DE TÉNCINO EM ELETROMECÂNICA
    -2 VAGAS DE VENDEDOR DE CONSÓRCIO
    -1 VAGA DE VENDEDOR PRACISTA


    Rua Padre Antônio Tomaz, 127 - Maurício de Nassau. Telefone: (81) 3719-9480.

  • PALESTRA 'Criatividade para soluções de problemas'

  • Arlindo Grund no EMP 2017

  • Mini Miss Brasil Beleza Internacional 2017 é uma das presenças VIP confirmadas no EMP 2017

    Foi confirmado, pelo Moda Center Santa Cruz, mais uma presença VIP para abrilhantar a segunda edição do Estilo Moda Pernambuco (EMP). Trata-se da Mini Miss Brasil Beleza Internacional 2017, Jasmyn Sophia Matos Barbosa.

     

    Com apenas oito anos, a pequena pernambucana é uma apaixonada pelo mundo fashion e também pelas passarelas, onde já desfilou em eventos de moda realizados em diversas partes do país.

     

    Sophia Matos, apesar da pouca idade, também possui títulos de outros concursos de beleza expressivos como o Mini Miss Pernambuco Fashionista 2017 e também o Mini Miss Pernambuco universo 2017.

     

    Ela estará na abertura do EMP 2017, que acontece na próxima segunda-feira (02) e segue até a sexta-feira (07).

  • Humorista Filipe Pontes também passará pelo II Estilo Moda Pernambuco

    O humorista do Pânico da Band, Filipe Pontes, também estará participando da segunda edição do Estilo Moda Pernambuco (EMP), que será realizado no Moda Center Santa Cruz.


    Considerado um dos principais imitadores do país, ele estará na próxima segunda-feira (02) no maior parque de confecções do Brasil, onde fará presença VIP na loja da marca Rótulo do Corpo.


    Filipe Pontes estará as 14h, onde atenderá os fãs para autógrafos e fotos e também vestirá roupas da marca, que é uma das parceiras deste que é considerado um dos principais eventos de Moda e Economia do segundo semestre, no Polo de Confecções de Pernambuco.


    A Rótulo do Corpo fará também o lançamento da coleção 2017/2018, Verão Tropical, assim como o relançamento da marca Laylise, especializada em camisas masculinas.

  • Em noite inesquecível, Escola Dinâmica realiza grandioso Festival de Balé

    Um espetáculo encantador, é que assim que se pode descrever o que aconteceu na noite da última quarta-feira (27) no teatro municipal de Santa Cruz do Capibaribe. O III Festival de Balé da Escola Dinâmica, que teve como tema “Alice no País da Disney” fez o público presente se emocionar com as apresentações. Os alunos do Ensino Infantil e Fundamental I e II foram ensaiados pela professora Rayane Ramos e apresentaram suas coreografias a uma plateia que lotou o teatro.

    O tema passeou por clássicos como A Branca de Neve, Cinderela, Bela Adormecida, A Pequena Sereia, Rapunzel, Malévola e Frozen, mas foi a junção clássica com a Alice que deu um brilho todo especial ao evento que ficou marcado na memória dos pais e professores.


    “Surgiram várias ideias até chegar ao tema escolhido. É um tema muito atrativo para as crianças. Contamos com o apoio integral das professoras e das coordenadoras Egmar, Zivocléia e claro, com a participação dos pais e alunos que se dedicaram e fizeram essa festa acontecer.” Explicou a professora de Balé, Rayane Ramos.


    O diretor Joselito Pedro falou da alegria de realizar o festival:


    “Estou muito feliz de ver esse evento incrível sendo realizado pela equipe da Escola Dinâmica. Parabéns a todas as professoras, a coordenação, e Rayane que realizou esse trabalho lindo junto com as alunas, fazendo esse espetáculo grandioso.”


    No final das apresentações a professora Rayane foi surpreendida com uma linda homenagem proporcionada pelas alunas Monalisa Torres, Thaís Gonçalves, Ana Clara, Ana Lúcia do Ensino Fundamental, que muito emocionadas, agradeceram professora pela dedicação de ensiná-las e tornar seu sonho de participar do festival possível.


    Confira outras lindas imagens do evento:

     

  • O BLOG DO MELQUI COMPLETA 12 ANOS E VOCÊ GANHA UM IPHONE

  • Empresa do Calçadão Miguel Arraes desfilará sua coleção no EMP 2017

    O Estilo Moda Pernambuco, que começa na próxima segunda-feira (2) e segue até o sábado (7), no Moda Center Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe, contará com desfiles, palestras, painéis e shows, e terá também a participação do Calçadão Miguel Arraes de Alencar. Numa parceria com a Prefeitura de Santa Cruz, a empresa Beija Flor será a representante do espaço comercial, que é administrado pela gestão municipal.

     

    Atuando há quatro anos no segmento de moda feminina evangélica e executiva, a Beija Flor apresentará peças da coleção Primavera/Verão 2018 em desfile marcado para às 14h da próxima segunda-feira (2), na estrutura montada entre os setores Verde e Branco do Moda Center.

     

    “Participar do EMP 2017 é para a Beija Flor uma grande oportunidade e um sonho que está sendo realizado. Queremos surpreender o público com nossas peças e mostrar nossa qualidade e todo nosso potencial”, disse Jaélcio Morais, sócio proprietário da empresa familiar.

     

    Patrocinadora do evento, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe foi fundamental para a participação da empresa no EMP 2017. “Esse ano, a Prefeitura terá uma inserção maior no evento, através da participação do Calçadão Miguel Arraes de Alencar, que terá uma empresa desfilando, abrilhantando ainda mais o evento, mostrando a qualidade e a competitividade das empresas que comercializam no local”, afirmou o prefeito Edson Vieira. “Isso me deixa muito feliz por ver uma obra tão sonhada gerando frutos e proporcionando oportunidade de negócios e projeção para os pequenos empreendedores”, enfatizou.

     

    De acordo com o síndico Allan Carneiro, a participação do Calçadão no EMP 2017 reforça a parceria que o Moda Center tem com o seu vizinho. “Isso é muito importante, pois assim vamos ter uma maior integração com as produções que são comercializadas no Calçadão e reforça a ideia do EMP, que veio para agregar e divulgar o que tem de melhor no Polo de Confecções de Pernambuco”, comentou o gestor.

  • Presença de Carol Nakamura no EMP

  • Diogo Moraes e Ivanildo Lero discutem parcerias para Taquaritinga do Norte

    Na manhã desta quarta-feira (27), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) recebeu em seu gabinete, na Assembleia Legislativa do Estado (ALEPE), o prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero (PR), para tratar da destinação de recursos para o município.

     

    A cidade foi contemplada com uma emenda parlamentar de R$ 200 mil para reforma e ampliação do mercado público do distrito de Pão de Açúcar, para que a estrutura ofereça melhores condições para atender a população e os comerciantes.

     

    No encontro, também foi discutida a alocação de emendas para a infraestrutura da cidade e a busca junto à Secretaria Estadual de Saúde do repasse de verbas para o Hospital Municipal Severino Pereira.

     

    “Estamos trabalhando aqui na Assembleia, representando o povo e buscando dias melhores para Taquaritinga do Norte. Por isso, além de todos esses recursos, nos empenharemos para garantir que a Festa de Santo Amaro do próximo ano seja uma das mais belas que a cidade já viu”, afirmou Diogo, que também é primeiro-secretário da Alepe.

     

    Lero comemorou as conquistas e agradeceu a parceria de Diogo Moraes. “A gente, em nome de Taquaritinga, tem que agradecer por tudo que o deputado tem feito. Diogo é um verdadeiro parceiro de Pão de Açúcar e Taquaritinga do Norte e tem nos ajudado nessa luta pela melhoria da saúde e infraestrutura do município” pontuou.


    Fotos: Jefferson Lulu

  • INFORME

  • Técnicas de relaxamento ajudam a melhorar o comportamento das crianças na escola

    Vivemos numa sociedade com um ritmo acelerado onde o nosso tempo é cada vez mais valioso. Raramente tiramos uns momentos para relaxar devidamente e é desta forma que servimos de modelos às nossas crianças.

    Os exercícios de relaxamento infantil desenvolvem a noção corporal, assim como proporcionam momentos importantes de descontração. Essa atividade faz com que os alunos interajam mais uns com os outros e fortaleçam o vínculo afetivo.

     

    Toda criança precisa gastar energia e extravasar suas angústias, já que a criança não tem ainda facilidade e habilidade para expor o que está incomodando-a. Quando as crianças não fazem nada que proporcione um alívio, acabam guardando tudo o que incomoda e o resultado deste acúmulo normalmente é desastroso: ficam agressivos ou começam a "aprontar" (ex: riscar paredes, mentir, quebrar objetos, chutar , etc.). A escola então, deve ter um papel fundamental neste jogo de atenção e relaxamento para a criança.

     

    Na Escola Dinâmica, o trabalho de relaxamento vem sendo desenvolvido com as turmas dos Maternais 'C' e 'D' supervisionado pelas professoras do Ensino Infantil, Carla Albuquerque, Mariana Camila, Rosiane Souza e Karina Rocha.

     

    Ensinar as crianças a relaxar significa basicamente ajudá-la a ligar-se com o seu eu interior, incluindo a sua imaginação e a verdadeira essência do seu ser. O relaxamento pode ainda ajudar uma criança aborrecida ou frustrada a acalmar-se e a repensar uma situação, aperfeiçoando o comportamento.

  • Encontro Literatura Letras em Barro acontece no domingo, 1º

    Evento inédito de literatura acontecerá em Caruaru no domingo, 1º de Outubro. Lançamento de livros, mesas redondas e música compõem a programação. A temática central do evento intitulado Letras em Barro será a Violência na Literatura. O evento será sediado no Polo de Caruaru e no Armazém da Criatividade com início às 8h30 até às 17h. Enquanto que o Sarau Literário acontecerá a partir das 19h no Café no Quintal, no bairro Maurício de Nassau.

     

    A organização reunirá expoentes pernambucanos em torno de mesas-redondas, exibição de curta metragem e oficina. Os nomes confirmados para compor a programação são: o historiador Walmiré Dimeron e os escritores Edson Tavares, Marcelino Freire, Mário Rodrigues, Raimundo Carrero.

     

    A exibição do curta-metragem sobre José Condé e debate sobre a trajetória deste renomado literário caruaruense acontecem durante a mesa-redonda.

     

    O escritor garanhuense Nivaldo Tenório também virá ao I Encontro Literário Letras em Barro, lançando seu mais novo livro, "Ninguém Detém a Noite". Ele fará parte de uma mesa com Marcelino Freire chamada "Prosas Curtas, Prosas Longas", sobre como transitar entre os gêneros contos e romance.

     

    E para concluir a programação o domingo, às 19h, terá o Sarau Musical. O acesso é gratuito e vai acontecer no Café no Quintal (Rua José Anselmo de Lira, 72 – B. Maurício de Nassau). Para encantar a noite, foram convocados o músico Alexandre Alvoredo e os poetas Fred Caju e Damião Araújo.

  • Grande variedade em agendas 2018

  • Transplante de órgãos será tema de exposição fotográfica no HMV

    O Hospital Mestre Vitalino promoverá amanhã (28), a partir das 11h, uma exposição fotográfica sobre transplante de órgãos. O objetivo da ação é mostrar a melhoria de vida dos pacientes que passam pelo procedimento e como uma simples decisão pode mudar a vida de tantas pessoas. As imagens retratam o antes e o depois dos pacientes que passaram pelo processo cirúrgico de transplante.

    Em Caruaru, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) atua no HMV e também no Hospital Regional do Agreste (HRA). De janeiro a agosto deste ano, o HMV recebeu 28 doações de córneas, o que o colocou no nono lugar do ranking de hospitais que se destacam na doação de córneas em Pernambuco, o HRA está em quarto lugar neste ranking.

     

    Além disso, foram realizadas dez doações múltiplas de órgãos, entre estes dois corações, 10 fígados e 20 rins. Esses números são fruto de um trabalho em conjunto de conscientização e acompanhamento dentro dos Hospitais para facilitar a compreensão sobre o processo, desfazer mitos e medos, além de fornecer o apoio necessário aos familiares.

     

    “O nosso objetivo é alertar as famílias e a população de uma forma geral para a necessidade e a importância da doação de órgãos. Sabemos que no ambiente hospitalar, as famílias encontram-se muito fragilizadas para pensar nessas questões, por isso o nosso trabalhado enquanto OPO é acessar esses familiares de uma forma muito delicada e apresentar essa possibilidade de extensão da vida dos seus entes por meio da doação”, explica a coordenadora da OPO do Mestre Vitalino, Ana Karla Costa.

     

    A exposição será realizada no hall do térreo do HMV (em frente aos elevadores), que fica localizado na avenida Amazonas, 175, bairro Universitário, às margens da BR-104. Na oportunidade também será realizada panfletagem e orientações para visitantes e acompanhes dos pacientes internados na unidade. As imagens serão expostas na sexta (29) no HRA.

  • Polo Caruaru promove em outubro o I Festival de Cerveja Artesanal

    Com o aumento do interesse dos brasileiros por cervejas artesanais, aumenta também a atenção dos empresários com relação a esse mercado. O negócio se mostra como um investimento promissor para os próximos anos no país e tem cada vez mais atraído apreciadores.

    Tendo isso em vista, acontece no Polo Caruaru o I Festival de Cerveja Artesanal nos dias 7 e 8 de outubro. O evento conta com uma variedade de 20 tipos de cervejas e stands de seis cervejarias pernambucanas: Armorial, Babylon, DeBron, Duvália, Estrada e Seis Punhos.

     

    No local, o público também poderá comprar produtos de forma direta, assim como kits e souvenirs. O Festival será realizado na Praça de Eventos 1 do Polo Caruaru, que fica em frente à Batista Bijuteria, das 11h às 18h. As fichas que dão direito ao consumo das bebidas custam R$8, R$10 e R$12.

     

    “O Festival de Cerveja Artesanal é mais uma aposta do Polo que tem procurado se firmar como um centro também de lazer para o público de Caruaru e região. Sabemos que as cervejas artesanais têm muitos apreciadores por aqui e, por isso, estamos investindo no projeto. Pelas muitas manifestações nas nossas redes sociais e pela grande procura por informações, já temos certeza de que o evento será um sucesso”, contou o empreendedor do Polo, Djalma Júnior.

  • Festival Flor&Ser MáFama leva arte, diversão e gastronomia para toda a família

    Gastronomia, desfiles de moda, atrações musicais, exposição de diversas marcas e ações dos estabelecimentos comerciais da rua mais famosa de Caruaru serão o atrativo deste fim de semana na cidade. O Festival Flor&Ser MáFama será realizado na rua Silvino Macêdo, neste domingo (1º), e faz parte do processo de ressignificação do local, iniciado na Semana Santa com a realização do Caruaru Por Paixão.


    A primeira edição do festival é uma parceria entre moradores, donos de estabelecimentos e Fundação de Cultura e Turismo (FCTC) e visa tornar o lugar um espaço de lazer para toda a família. “O principal objetivo do festival é mostrar como a Má Fama é um espaço de diversidade, de arte, que agrega todos os públicos”, comentou Gisele Farias, comerciante no local.


    O evento terá atração para todas as idades, desde contadora de estórias e trio pé de serra a rodas de capoeira. “Essas é uma das ações que planejamos para a requalificação da rua mais boêmia da nossa cidade. Nós, da Fundação, moradores e comerciantes do local queremos mostrar a Má Fama como um espaço de lazer para todos”, pontua Leonardo Salazar, vice-presidente da FCTC. O Flor&Ser MáFama será realizado das 12h às 20h e a rua será fechada para tráfego de veículos a partir das 11h. As ruas Padre Félix Barreto e Deputado Souto Filho terão sentido duplo.

  • GOVERNO DE PERNAMBUCO

  • Estilo Moda Pernambuco realiza sua segunda edição entre 2 e 7 de outubro

    O Estilo Moda Pernambuco (EMP), promovido pelo Moda Center Santa Cruz, reúne moda, negócios, informação e cultura e terá a sua segunda edição de 2 a 7 de outubro. O EMP 2017 vai contar com desfiles conceituais e de marcas do Polo de Confecções de Pernambuco, palestras sobre moda e negócios, entre outros. A abertura do evento terá a presença de atores e influenciadores digitais, como o ator Carlos Casagrande e a atriz Carol Nakamura, garota propaganda do Moda Center, além do youtuber Carlinhos Maia e da bailarina Lore Improta (FOTO ABAIXO).



    No primeiro dia do EMP, segunda-feira (2), o público poderá conferir a presença de atores e influenciadores digitais, como o ator Carlos Casagrande e atriz Carol Nakamura, além do digital influencer Carlinhos Maia e da bailarina Lore Improta. Haverá desfiles pela manhã, à tarde e à noite, com mais de 30 marcas, como Joggofi, Rio Ondas, J&Q Lingerie, Acqualara, Davi Fashion, Rota do Mar, Sport Company, Camboriú, Iska Viva, Laluka, Pietá, Rastro do Surf, SE Moda Plus Size, Patota D'água, John Cash, AB&C Moda Infantil, Toda Bella, Zuzinha Kids, Indivíduo, Cat Pink, Rótulo do Corpo, Pepéu, Spertos, Glamiss, entre outras.



    Na terça-feira (3) haverá palestra com o apresentador do Esquadrão da Moda, do SBT, Arlindo Grund (foto abaixo), que falará sobre “Cenário e Tendências de Moda”, onde vai focar no que as lojas estão vendendo, e como as peças funcionam para cada tipo de corpo, para que a consultora, vendedor ou comprador possa saber saberão como usar e recomendar os itens do momento. "Eu adoro falar de moda quando o maior objetivo é informar. Além de tudo, estou falando para pessoas do meu estado”, afirma Arlindo.



    Na mesma data, serão realizados dois desfiles conceituais com o estilista santa-cruzense Jorge Feitosa, que participou do reality show “Caixa de Costura”, do GNT. Ele traz para a passarela dois desfiles conceituais. O “Sulanca” traz referências da memória de infância do estilista, seu cotidiano e a relação com a Feira da Sulanca. “Parti nessa viagem com minha cabeça de moleque, aquele, que de vez em quando ‘ralava a canela’ por entre as ripas dos bancos de feira, enquanto corria sobre eles”, explica. “Não tentei nada. Fui apenas fazendo o que minha intuição mandava. O resultado é um retalho, recorte, da minha infância, por entre bancos de feira, máquinas de costura, e sacos de retalhos que não saíam da minha cabeça na hora de desenhar as primeiras peças”. Entre as 25 peças criadas, destaque para as estampas que têm como referência a filetagem, arte popular que enfeita caminhões e outros veículos de carga.



    Já o segundo desfile, “O Caso da Torre”, é uma homenagem à avó paterna do estilista, Maria Tereza da Conceição, mais conhecida como Maria Boneco e Tereza Boneco, a quem chamava de “vovó de Pão de Açúcar”, por ela morar na Vila de Pão de Açúcar, que fica no município de Taquaritinga do Norte. “Ela fazia parte do Apostolado da Oração, através da companhia do Sagrado Coração de Jesus, e essa religiosidade muito presente na vida dela, assunto que também foi inspiração para o desenvolvimento da coleção”, detalha Jorge, que foi orientado pelo estilista Ronaldo Fraga, um dos principais nomes da moda do Brasil.



    Na quarta-feira (4), o público vai poder assistir a palestras com Walter Campos, diretor de vendas da Cielo, com o idealizador e diretor criativo do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, e com o estilista e professor de moda do Senac Pernambuco Luiz Clério. Com o tema “A moda está no Agreste ou o Agreste está na Moda? ”, Clério aborda a importância da moda enquanto conceito. “Em tempos de crise, é comum as marcas focarem apenas no lado comercial. No entanto, é importante analisar como será daqui pra frente, e entender que o processo de criação é fundamental”, analisa ele. “É preciso mostrar que o conceitual é tão importante que o comercial mostrar santo de casa faz milagre sim”. Já Campos traz o tema “A moda é vender mais e encantar clientes”, e Borges, “In-Pactos: os novos comportamentos que estão transformando a dinâmica da moda, do ponto de vista de criação e de negócios, no Brasil e no mundo”.



    Na quinta-feira (5), para discutir os rumos da economia da região, haverá o painel ‘O futuro do Polo de Confecções’, com presenças confirmadas dos prefeitos das principais cidades do polo (Edson Vieira de Santa Cruz do Capibaribe, Raquel Lyra de Caruaru e Edilson Tavares de Toritama), além dos empresários Allan Carneiro (Moda Center), Arnaldo Xavier (Rota do Mar) e Bruno Bezerra (Governança Empreendedora).



    Na sexta-feira (6), a noite será de aprendizado com a participação do Armazém da Criatividade/Porto Digital e com a palestra “Você, o mundo digital e seu negócio”, ministrada pelo diretor de inovação da Getnet Flávio Gonzales e diretor executivo Rodrigo Serto. E no sábado (7), o encerramento será com o show da cantora Lucy Alves, além da banda Muti Faces e de Ágda Moura, a partir das 19h. A entrada é gratuita durante todo o EMP, exceto nos dias 3 e 4. Nestas datas, os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), e estão à venda no site https://www.sympla.com.br/estilo-moda-pernambuco__189692. O valor arrecadado será doado à Associação de Assistência ao Deficiente de Santa Cruz do Capibaribe-PE (AADESC).



    O Estilo Moda Pernambuco tem patrocínio do Governo de Pernambuco; Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe; Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe; Governo Federal; Caixa Econômica; Certec Estruturas Metálicas; Treeking; Trasnbraz; Ceape - Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos de Pernambuco; Mult Malhas; Etical; Rede.com; Hotel Moda Center e Sign Digital, e apoio do Sebrae; Senac; Senai; Ascap - Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe; Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Capibaribe; Ascont - Associação Santa-cruzense de Contabilistas; Governança Empreendedora; AD Diper - Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e Unopar.

  • Ágda Moura fará show cultural e Lucy Alves também irá cantar na noite de encerramento do EMP 2017

    O encerramento do Estilo Moda Pernambuco será marcado pela musicalidade e o talento de duas paraibanas arretadas – Ágda Moura e Lucy Alves.

     

    Na última noite do EMP 2017, no sábado, 7 de outubro, dia do aniversário de 11 anos do Moda Center Santa Cruz, Ágda Moura, poetisa e cantora paraibana, radicada em Santa Cruz do Capibaribe (PE), vai apresentar um show com músicas autorais.


    Prevista para iniciar às 19h40, a apresentação de Ágda será regada a muita poesia, característica marcante da artista. Em seguida, às 20h30, será a vez da cantora, compositora e multi-instrumentista, Lucy Alves.

     

    Embora tenha começado sua vida artística aos quatro anos de idade, Lucy, 31 anos, paraibana de João Pessoa, ficou nacionalmente conhecida depois que sagrou-se finalista do programa The Voice Brasil e de ter estreado como atriz na novela Velho Chico, em 2016.

     

    Os shows culturais do último dia do EMP acontecerão em palco montado no estacionamento frontal do Setor Laranja do Moda Center e estão marcados para iniciar pontualmente às 19h com abertura da banda santa-cruzense Multifaces. A entrada será gratuita.

  • ATENÇÃO: está desempregado e tem experiência comprovada? São 45 vagas de emprego disponíveis para amanhã:


    SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

    -1 vaga de Atendente de farmácia – balconista
    -2 vagas de Auxiliar de compras
    -1 vaga de auxiliar de escritorio
    -1 vaga de auxiliar de recepção
    -2 vagas de açouqueiro
    -1 vaga de consultor de vendas
    -1 vaga de cortador de roupas
    -16 vagas de Costureiro, a máquina na confecção em série
    -1 vaga de cozinheiro geral
    -1 vaga de farmacêutico
    -1 vaga de Gerente financeiro
    -1 vaga de padeiro
    -1 vaga de Promotor de vendas (SALÁRIO DE R$ 958,37)


    A Agência do Trabalho, Trabalho e Qualificação de Santa Cruz do Capibaribe fica na Rua Maestro Alexandre, 93 - Tel.: (81) 3759-8236.

    Lembrando que o horário de atendimento ao público é de 7:30h até 13h, e a documentação necessária para o atendimento para vagas é: Carteira de Trabalho, Identidade e CPF.

     

    CARUARU

    -1 vaga de agente funerário
    -1 vaga de corretor de imóveis
    -5 vagas de eletricista
    -1 vaga de esteticista
    -1 vaga de fonoaudiólogo geral
    -1 vaga de forneiro de padaria
    -1 vaga de pizzaiolo
    -1 vaga de técnico em eletromecânica
    -1 vaga de vendedor de consórcio
    -1 vaga de soldador
    Rua Padre Antônio Tomaz, 127 - Maurício de Nassau. Telefone: (81) 3719-9480.

  • CARUARU - CURSO DE VÍDEO ABORDARÁ AS TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL

     Interatividade, inovação e criatividade em ambientes digitais. Palavras que acompanham o mercado e todos os interessados em produzir conteúdo em vídeo. A cada dia novas plataformas surgem, e com elas, novas formas de comunicar. Especificamente quando falamos em vídeo, estes meios não param de evoluir. E, claro, o marketing, a publicidade e as empresas estão de olho nestas mudanças. Pensando nisso, a Plataforma Vale Educar realizará em Caruaru, dia 7 de outubro, em parceria com o Armazém da Criatividade, o curso de Vídeo Para Empresas.


    A atividade será voltada aos profissionais, estudantes e técnicos da área de audiovisual, novas mídias, internet e negócios. O curso terá duração de 10 horas e será ministrado pela produtora executiva audiovisual, Lucelma Oliveira, criadora da Produtora Pulp Audiovisual. Entre os temas, estão o audiovisual para empresas, marketing de conteúdo, Storytelling, internet das coisas (IOT), Branded Content e produção seriada.


    De acordo com a professora, “o vídeo transmite a mensagem, apresenta e emociona. É a linguagem mais rápida e eficiente na hora de promover empresas e produtos, além de um ótimo recurso para o meio corporativo, pois ajuda na venda de produtos e serviços das empresas de forma direta e objetiva. Mas o quê e como fazer? Como trabalhar a criatividade no conteúdo audiovisual para os variados segmentos e ramos de atividades das empresas? É sobre isto que vamos falar neste curso”, explica. A atividade dará direito à certificado.


    Lucelma é pós-graduada em Produção Executiva e Gestão de TV pela FAAP, em São Paulo, onde realizou a cobertura para eventos de moda como o São Paulo Fashion Week e o Fashion Weekend Plus Size. Além disso, o portfólio da sua produtora possui mais de 8 mil inscritos, acumulando quase 5 milhões de visualizações dos seus trabalhos.


    O curso já aconteceu em São Paulo e em Petrolina, e agora, em Caruaru, ganha como parceiro o Armazém da Criatividade, centro de excelência em desenvolvimento da inovação e estímulo ao empreendedorismo no setor da Economia Criativa da região Agreste. O Armazém está localizado no Polo Caruaru e possui amplo estacionamento, além de transporte público saindo das principais ruas e avenidas do centro da cidade.


    Conheça mais em: http://valeeducar.com.br

  • Hospital de Caruaru oferece serviços de telemedicina para consultas ambulatoriais

    Oferecer tecnologia de ponta para fomentar o serviço do atendimento médico é uma alternativa bastante funcional na atualidade, tendo em vista o desenvolvimento dos serviços prestados. Por isso, o Hospital Santa Efigênia está constantemente em processo de modernização. A novidade é o serviço pioneiro no interior do estado de telemedicina, uma parceria com o Bradesco Saúde que fornece atendimento personalizado por meio de videoconferência com médicos especialistas do Hospital Albert Einstein de São Paulo.



    Nessa interação, é possível ver, ouvir e falar com o especialista. Vale salientar que o paciente não estará sozinho na consulta. Um médico do corpo clínico do Hospital Santa Efigênia realiza o acompanhamento presencial. Este profissional deve orientar o atendimento para favorecer o conforto e, caso haja necessidade, deve orientá-lo no tratamento pós consulta. Havendo demanda de exames para o paciente ou receita de algum medicamento, o médico local o auxilia com os procedimentos necessários.



    O agendamento é realizado através da Central de Atendimento da rede Bradesco Saúde. A partir daí, é feito o contato com o Hospital Albert Einstein e são oferecidas as datas disponíveis para as consultas. O serviço é apenas referente a consultas ambulatoriais. Para pronto atendimento, o segurado deve se direcionar ao pronto socorro do Santa Efigênia. O método de videoconferência é aprovado pelo Conselho Federal de Medicina para consultas médicas no Brasil. A proposta é fornecer serviços especializados que não são oferecidos na região.

     

    IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA 

  • Caruaru Shopping abriga exposição de artistas de Agrestina

    Entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro, o Caruaru Shopping recebe mais uma exposição que segue aberta a visitação pública no Espaço Galeria - Caruaru Shopping. Dessa vez, as peças que estão dispostas no local são de artistas de Agrestina, cidade localizada próxima a Caruaru. A mostra estará aberta ao púbico durante todo o horário de funcionamento do shopping, das 10h às 22h. A entrada é gratuita.


    Trazendo o tema "A arte dá som e vida à Agrestina", a exibição contará com peças dos artesãos agrestinenses Eliaquim Antônio e Valmir Reginaldo. Eliaquim é conhecido por suas obras em madeira talhada, evidenciando a vida no campo. Já Valmir tem o dom de transformar sucata em peças originais, como animais em tamanho real. A exposição ainda traz os chocalhos, uma das principais identidades culturais do município.


    A abertura oficial da exposição está programada para a noite desta terça-feira (26), a partir das 19h. Para engrandecer ainda mais o evento, a Mazuca de Agrestina ainda vai armar uma apresentação especial no espaço. “Evidenciar a cultura da região também faz parte das ações do Caruaru Shopping. Isso traz conhecimento para o público que frequenta o espaço”, destaca o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

  • Professora de Dança fala sobre o III Festival de Balé da Escola Dinâmica

  • DICAS RÁPIDAS DA DOUTORA SAMARA SOUSA

  • Patrocinado pelo Moda Center Santa Cruz, paratleta Touro vai representar Pernambuco no Mundial de Halterofilismo do México, que começa nesta sexta (29)

    O paratleta Heleno Victor de Melo Silva, o Touro, será o representante de Pernambuco na delegação brasileira que vai participar do Mundial de Halterofilismo. O evento será realizado na Cidade do México, de 29 de setembro a 6 de outubro. Natural de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado, e patrocinado pelo Moda Center Santa Cruz, ele foi destaque na segunda etapa nacional do Circuito Loterias Caixa, que aconteceu em São Paulo no mês de agosto, ficando em 1º lugar na categoria Junior e 2º lugar na Adulto, na subcategoria até 65 kg.


    “Minha expectativa para o campeonato do México está grande”, conta Touro. “Estou me preparando diariamente na academia, tenho uma alimentação balanceada, faço o aeróbico. Vou competir e trazer uma medalha para Santa Cruz do Capibaribe”, comenta. O paratleta destaca a importância do patrocínio do Moda Center. “O apoio e o incentivo que o Moda Center me dá contribui não só financeiramente, mas também psicologicamente, e isso são fatores que levam às vitórias”.



    Allan Carneiro, síndico do Moda Center, lembra que o condomínio também apoia outros atletas, como o corredor de rua Ivanildo Ferreira Barbosa, que é funcionário de lá. “O Moda Center busca sempre incentivar a prática do esporte, pois é algo que transforma vidas, e leva o nome do condomínio para outras localidades”, fala.

  • Moda Center Santa Cruz celebra 11 anos com show do Padre Reginaldo Manzotti

    Comemorando 11 anos de fundação em outubro, o Moda Center Santa Cruz recebe no dia 30 de setembro o show de evangelização “Alma Missionária”, do Padre Reginaldo Manzotti. O show acontece a partir das 14h, no estacionamento do empreendimento, em Santa Cruz do Capibaribe. A entrada será 1kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue no local, no dia do evento. Os alimentos serão destinados a instituições beneficentes de Santa Cruz do Capibaribe.



    “Convidamos o padre Reginaldo Manzotti para realizar esse evento que vai celebrar mais um ano de conquistas. Seu enorme carisma e compromisso com o bem, com a evangelização das pessoas, é uma inspiração para todos nós. Será o momento de agradecer a Deus por tudo que nossos comerciantes e clientes vêm alcançando nesses 11 anos”, comentou Allan Carneiro, síndico do Moda Center Santa Cruz. Antecedendo o show do padre Reginaldo Manzotti, que tem início às 17h, haverá a apresentação da banda católica santa-cruzense Javé Yréh, a partir das 14h.



    Sacerdote, escritor, músico, compositor, cantor e apresentador de rádio e TV, o padre Reginaldo Manzotti reúne todas as suas habilidades em prol da evangelização. Com mais de 1 milhão e meio de cópias vendidas, Padre Manzotti já lançou 13 CDs e 4 DVDs e foi indicado ao Grammy Latino em 2013 pelo trabalho “Paz e Luz”, gravado na Igreja da Candelária com as participações especiais de Thiaguinho, Fernando & Sorocaba, Thaeme & Thiago, Joanna e Cantores de Deus. Autor de 11 livros, o sacerdote com uma linguagem simples e atual, apresenta uma seleção cuidadosa de evangelização e formação para as pessoas vivenciarem o seu crescimento espiritual. Sacerdote que evangeliza pelos meios de comunicação, o padre apresenta programas de rádio e televisão que são retransmitidos e exibidos em milhares de emissoras do país, além de outros países como: Inglaterra, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Paraguai, Bolívia e Uruguai.



    O Moda Center, onde as feiras são realizadas normalmente às segundas e terças, vai abrir portas durante o evento, que será em um sábado. A maioria dos mais de 10 mil pontos comerciais deverá estar em atividade no horário das 8h às 18h. Além disso, os hotéis e dormitórios localizados no centro atacadista, com mais de 2 mil vagas, e as praças de alimentação, estarão prontos para receber os interessados em participar da celebração.

  • Carlinhos Maia vai estar no EMP 2017

  • ÓTIMA SEMANA PATA TODOS NÓS!

  • Vamos salvar vidas?

     

    O Hemocentro está aberto de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30. Não esqueça de levar o documento de identificação! ☎ Para mais informações, ligue: 0800 0811 535.

  • A nutri explica

    Se liga na dica da nutri: Diet X Light “O que não é recomendado consumir”.


    Você já chegou a acreditar que os rótulos: “zero ou diet" eram a solução para você poder beber refrigerantes sem peso na consciência? Vamos então entender melhor...


    Este é um alerta muito importante para você, pois você pode estar sendo enganado pelas.


    Muita gente sente dificuldade em retirar o açúcar e os refrigerantes da alimentação mesmo sabendo que eles não são saudáveis e engordam. Claro que é difícil, afinal eles viciam!


    Bom, a verdade é que tais refrigerantes desaceleram ou melhor deixam mais lento seu metabolismo, e fazem você desejar comer mais doces e massas, e isto engorda.


    A dica é evitar a todo custo refrigerantes, que são considerados o pior alimento que existe! Sem contar que muitas empresas mascaram a quantidade de açúcar e gorduras que os produtos contêm.


    Então vamos dar preferência ao melhor para nossa saúde sempre! Mudando nossos hábitos alimentares desde já e eliminando o que não te faz bem jaaaá!


    #Pensenisso


    Abraço da nutri!

  • GOVERNO DE PERNAMBUCO

  • Programa Moda Center no Ar - 22/09

  • Caruaru promove feira de adoção de animais

    No próximo domingo (24), o Caruaru Shopping realiza mais uma edição do projeto “Adote um Amigo”. Na ocasião, dezenas de animais adultos e filhotes, entre cães e gatos, estarão disponíveis para a adoção. O projeto é fruto de uma parceria entre o centro de compras e entretenimento com a Gerência de Proteção Animal de Caruaru.


    Para que o processo de adoção seja firmado é necessário que o interessado apresente um documento com foto e comprovante de residência. Ao fim, um cadastro será feito e o animal poderá ser levado para casa. Lembrando que todos os animais disponíveis para adoção já estão vacinados.

     


    Serviço
    Projeto Adote um Amigo
    Quando: Domingo, 24 de setembro;
    Onde: Caruaru Shopping, 3º piso do edifício garagem;
    Hora: Das 11h às 17h.

  • Visite a Livraria e Papelaria Offício e confira a grande variedade:

  • ATENÇÃO: está desempregado e tem experiência comprovada? São 60 vagas de emprego disponíveis para amanhã:

    SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE


    -1 vaga de Atendente de farmácia – balconista
    -2 vagas de Auxiliar de compras
    -4 vagas de ajudante de motorista
    -17 vagas de Costureiro, a máquina na confecção em série
    -1 vaga de cozinheiro geral
    -1 vaga de gerente de vendas
    -1 vaga de Gerente financeiro
    -4 vagas de motorista de caminhão
    -1 vaga de padeiro
    -1 vaga de Promotor de vendas (SALÁRIO DE R$ 958,37)
    -2 vagas de Vendedor interno


    A Agência do Trabalho, Trabalho e Qualificação de Santa Cruz do Capibaribe fica na Rua Maestro Alexandre, 93 - Tel.: (81) 3759-8236.


    Lembrando que o horário de atendimento ao público é de 7:30h até 13h, e a documentação necessária para o atendimento para vagas é: Carteira de Trabalho, Identidade e CPF.


    CARUARU


    -1 vaga de agente funerário
    -1 vaga de armandor de ferragens na construção civil
    -3 vagas de carpinteiro
    -9 vagas de eletricista
    -1 vaga de esteticista
    -1 vaga de fonoaudiólogo geral
    -1 vaga de mecânico de refrigeração
    -1 vaga de padeiro
    -1 vaga de pizzaiolo
    -1 vaga de representante comercial autônomo
    -1 vaga de torneiro mecânico
    -1 vaga de vendedor pracista
    -1 vaga de soldador

    Rua Padre Antônio Tomaz, 127 - Maurício de Nassau. Telefone: (81) 3719-9480.

  • Ministro Mendonça Filho Libera mais R$ 21 milhões para o programa Novo Mais Educação em Pernambuco RP

    O Ministro da Educação, Mendonça Filho liberou, na última semana, R$ 21 milhões em recursos financeiros para o Novo Mais Educação em Pernambuco. O repasse é referente à segunda parcela de 2016 e beneficia mais de 532 mil alunos em 1.956 escolas públicas em todo o país. “O Novo Mais Educação visa melhorar a aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental em língua portuguesa e matemática, por meio da ampliação do número de vagas de educação em tempo integral”, explicou o ministro.

     

    Para todo País foram liberados R$ 289,82 milhões para o programa, beneficiando mais de 9 milhões de alunos em 31.011 escolas públicas em todo o país.

     

    O secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares da Silva, destaca que é a primeira vez que o programa tem todo o seu ciclo pago dentro do mesmo exercício. “Pela primeira vez na história do programa, ele é executado com início, meio e fim, dentro do mesmo exercício. Isso é muito importante, porque permitiu que as escolas fizessem e seguissem um planejamento para o ano letivo”, afirma.

     

    Os recursos fazem parte do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e são enviados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC que coordena os repasses às redes de ensino. O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O dinheiro deve ser aplicado na melhoria da infraestrutura física e pedagógica, reforço da gestão escolar e elevação dos índices de desempenho da educação básica.

     

    O Novo Mais Educação realiza o acompanhamento pedagógico em língua portuguesa e matemática e apoia o desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer. A intenção é impulsionar a melhoria do desempenho educacional, ao complementar a carga horária em cinco ou 15 horas semanais no turno e contraturno das aulas.

  • Campanha ''Sorriso Forte'' leva saúde odontológica para a zona rural de Caruaru

    O curso de Odontologia da Faculdade UNINASSAU Caruaru leva à Vila Cipó, zona rural de Caruaru, a Campanha Sorriso Forte, neste sábado (23) a partir das 9h. Os alunos do curso terão a oportunidade de demonstrar às crianças, pais e responsáveis a importância da higiene oral e da saúde bucal na qualidade de vida das pessoas, através de uma palestra educativa e da simulação de técnicas de escovação em macromodelos - que são modelo de dentes em escala maior.

     

    A "Sorriso Forte" é uma campanha de educação e prevenção à cárie promovida pela UNINASSAU Caruaru em realização com o Rotary Club Caruaru Sul, em parceria com o Projeto Alfa na comunidade da Vila Cipó. O público esperado é de 150 crianças e de 46 alunos participantes, que estarão acompanhados da coordenação e de diversos professores do curso. A Vila Cipó é uma comunidade rural carente que fica localizada próximo à sede da Faculdade e tem recebido diversas ações de saúde e sociais de cursos da unidade ao longo dos últimos anos.

     

    "Esse projeto é de grande importância. Diariamente, o cirurgião-dentista é questionado sobre a maneira correta de escovar os dentes pelos pacientes, devendo o profissional estar bem informado e atualizado sobre o tema, além de saber passar a informação de uma maneira clara e objetiva aos que o ouvem", explica a coordenadora do curso de Odontologia, professora Juliana Vaz.

  • SENAI Santa Cruz está com 50 vagas em aberto para cursos gratuitos

    Desenhista de Moda – 25 vagas
    Costureiro de Confecção em Série – 25 vagas

    Requisitos:
    Idade mínima de 18 anos
    Documentos Obrigatórios: RG, CPF e Comprovante de Residência.

    Inscrições até 22/09/2017 ou preenchimento das vagas.
    Horário das Aulas: 13h às 17h

    Local de Inscrição: SENAI Santa Cruz do Capibaribe (Rua Maria Paulina da Conceição, 251 | Nova Santa Cruz | Santa Cruz do Capibaribe).
    Telefone: 81 3731.8603 / 3705.1767 / 99107.4838
    Ou Através do Link: SISTEMAS.SEMPETQ.PE.GOV.BR

  • Alunos do Ensino Fundamental da Escola Dinâmica fazem releitura de obra clássica "O grito"

    Um trabalho da disciplina de Arte, realizado por alunos das turmas dos 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Dinâmica, teve como objetivo a releitura da obra clássica “O GRITO” de Edvard Munch. A obra faz parte do Expressionismo, que foi um movimento artístico vanguardista que apareceu na Alemanha nos primeiros anos do século XX e influenciou várias gerações de artistas plásticos.

    Com base na análise do quadro os alunos dos 9º anos 'A' e 'B' fizeram uma releitura crítica trazendo o quadro para o momento atual. O intuito era que eles usassem a criatividade para inovar e desenvolver uma obra própria dentro dos conceitos expressionistas.


    “Eu resolvi abordar o tema ‘violência contra a mulher’ por ser uma situação que vem acontecendo muito em todos os lugares do mundo, não só aqui no Brasil. O que é muito triste porque o estupro tem se tornado muito comum. Desde a roupa que a mulher usa, até a forma como ela anda, tudo é motivo dos homens olharem e pensarem no estupro.” Explica a aluna Karen Freitas do 9º 'B'.


    Lucas Amorim, aluno também do 9º 'B', explicou o nome da sua obra:


    “O nome do meu quadro é O ROUBO, e foi inspirado na situação crítica da segurança pública tanto da nossa cidade quanto do nosso país”, disse.


    O projeto foi desenvolvimento pelo professor Anderson Guerra e as obras foram expostas no pátio da escola.

  • UNINASSAU realiza palestra sobre dependência química em Caruaru

    A Faculdade UNINASSAU Caruaru realiza nesta quinta-feira (21), das 19h às 21h, mais uma palestra do Projeto Psicologia nas Escolas. Desta vez, a instituição escolhida foi a Escola Estadual Professor Mário Sete, localizada no bairro Vassoural, em Caruaru. O tema a ser abordado será “Desmistificando a dependência química”. O evento é gratuito e as inscrições para participação serão feitas pela própria direção da escola. O público-alvo são os alunos do ensino médio. Esse tema que será trabalhado foi sugerido pela direção da unidade escolar à coordenação do projeto.

    Este Projeto vem sendo desenvolvido pelo curso de Psicologia da UNINASSAU Caruaru desde o último semestre e já contemplou diversas escolas e centenas de alunos. O objetivo é trazer à tona temáticas que inquietam a população em geral, buscando respaldo técnico e teórico conceitual para a compreensão de diversos fenômenos, a exemplo da dependência química.

     

    O coordenador do curso de Psicologia e palestrante, professor Carlos Mendonça, explica como surgiu o Projeto e a importância dele. “É importante que esses fenômenos que se apresentam à sociedade sejam debatidos, sobretudo com os jovens, são a parte da população que poderá construir novos e melhores caminhos. E o nosso Projeto pode ser uma das ferramentas para alcançarmos esse objetivo, contribuindo para a resolução ou amenização de problemas que afligem a sociedade”, comenta.

  • ATENÇÃO: está desempregado e tem experiência comprovada? São 50 vagas de emprego disponíveis para amanhã:

    SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

    -1 vaga de Atendente de farmácia – balconista
    -2 vagas de Auxiliar de compras
    -4 vagas de ajudante de motorista
    -14 vagas de Costureiro, a máquina na confecção em série
    -1 vaga de cozinheiro geral
    -1 vaga de gerente de vendas
    -1 vaga de Gerente financeiro
    -4 vagas de motorista de caminhão
    -1 vaga de padeiro
    -1 vaga de Promotor de vendas (SALÁRIO DE R$ 958,37)
    -1 vaga de recepcionista atendente
    -1 vaga de técnico de administração
    -2 vagas de Vendedor interno

    A Agência do Trabalho, Trabalho e Qualificação de Santa Cruz do Capibaribe fica na Rua Maestro Alexandre, 93 - Tel.: (81) 3759-8236.

    Lembrando que o horário de atendimento ao público é de 7:30h até 13h, e a documentação necessária para o atendimento para vagas é: Carteira de Trabalho, Identidade e CPF.



    CARUARU

    -1 vaga de barbeiro
    -3 vagas de carpinteiro (SALÁRIO DE R$ 1.423,40)
    -5 vagas de eletricista (SALÁRIO R$ 1.423,40)
    -1 vaga de Encanador industrial
    -1 vaga de esteticista
    -1 vaga de mecânico de refrigeração
    -1 vaga de padeiro
    -1 vaga de pizzaiolo
    -1 vaga de representante comercial autonômo
    -1 vaga de soldador


    Rua Padre Antônio Tomaz, 127 - Maurício de Nassau. Telefone: (81) 3719-9480.

  • NOSSO NOVO PARCEIRO!

  • Ypiranga-PE abre inscrições para as escolinhas de futebol de campo e futsal

    A diretoria da Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube de Santa Cruz do Capibaribe, anunciou na manhã desta quarta-feira (20), a implantação das escolinhas de futebol de campo e futsal para crianças de 8 a 13 anos de idade.


    As escolinhas de futebol do clube estarão com as inscrições abertas a partir desta quinta-feira (21) para as turmas nas categorias Sub-11, para crianças entre 8 a 11 anos de idade e do Sub-13, para as demais crianças entre 12 e 13 anos.


    As inscrições poderão ser feitas na sede do clube Ypiranga com matrícula ao preço de R$ 70,00 e mensalidade pelo valor de R$ 40,00. A matrícula já está incluso todo o material de treinamento.


    A diretoria do clube destaca que, caso a criança queira aderir ao ‘sócio maquininha’, ela pagará apenas o valor mensal de R$ 50,00 e terá direito a escolinha e aos benefícios do clube.


    As atividades terão início a partir do dia 17 de outubro e serão realizadas no Estádio Otávio Limeira Alves e na quadra da sede do clube. Os treinos serão comandados pelos professores Fernando Barbosa e Luiz Ramón.


    Maiores informações entre em contato com o diretor das categorias de base do clube, Ricardo Gomes, pelo telefone (81) 99207-5988.

  • Encontro Literário discute o tema violência, em Caruaru

    Autores pernambucanos de diferentes gerações se reúnem no domingo, 1º de outubro, das 8h30 às 17h, para atividades no Armazém da Criatividade, no Polo Comercial, em Caruaru. O evento contará com oficina literária, palestra, mesa-redonda e feira de livros. O tema desta primeira edição é a violência retratada na literatura. As atividades são voltadas para diferentes públicos: crianças, jovens e adultos. Para cada perfil, o evento contará com atividades específicas. Informações no telefone (81) 99839.1312.



    Os premiados escritores pernambucanos Raimundo Carrero, Mário Rodrigues (foto) e Marcelino Freire são os convidados para a mesa-redonda que vai tratar do tema “Violência na Literatura”. Para o organizador do evento, Thiago Medeiros, o objetivo é "estimular o debate sobre assuntos relevantes socialmente como é o caso da violência, além de incentivar a produção literária".

    O acesso é gratuito para a Feira de Livros, a partir das 9h, enquanto que para a mesa-redonda a atividade está programada para acontecer das 14h às 17h. O historiador Walmiré Dimeron também fará palestra sobre os 100 anos de José Condé.

    No caso da Oficina Literária, que vai acontecer das 8h30 às 12h, com Marcelino Freire, é necessário inscrição prévia e o investimento de R$ 100 (cem reais).

  • Escola Dinâmica

  • Atenção: Sábado, 30 de setembro, haverá feira no Moda Center

  • GOVERNO DE PERNAMBUCO

  • Adagro abre seleção simplificada para 74 técnicos agrícolas

     Vinculada à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) abriu seleção simplificada para 74 vagas de técnicos agrícolas. As inscrições já estão abertas e seguem até o próximo dia cinco de outubro, no site da entidade (www.adagro.pe.gov.br). O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado no último sábado.


    Podem concorrer técnicos com formação na área agrícola ou agropecuária. As atribuições a serem desenvolvidas envolvem ações de auxílio nas atividades de defesa sanitária e fiscalização de produtos, subprodutos, insumos e derivados de origem animal e vegetal. A remuneração será de R$ 1.635,00 para uma carga horária de 40 horas semanais.


    "Por meio dessa seleção simplificada, a Adagro vai fortalecer seus quadros e oferecer um serviço com ainda mais qualidade e eficiência à sociedade", destacou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota.


    O titular da Agricultura ainda comemorou o desempenho da Agropecuária no PIB de Pernambuco do segundo semestre. "Com um crescimento registrado em 41,1%, a Agropecuária foi o segmento econômico responsável por alavancar o desempenho do estado. A liderança e a determinação do governador Paulo Câmara nos colocaram no caminho certo para enfrentamos os grandes desafios da crise", pontuou Nilton.


    A seleção simplificada faz parte da reestruturação Adagro, que, no fim do ano passado, deixou de ser unidade técnica e passou a ser uma autarquia especial. “A seleção simplificada é emergencial, estamos trabalhando para realizar no próximo ano o concurso definitivo para o cargo”, explicou a presidente da Adagro, Erivânia Camelo.

  • Inscrições abertas para comerciantes da tradicional festa de Setembro

    A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, por meio da Gerência de Turismo e Lazer, informa aos comerciantes do município interessados em trabalhar nas tradicional festa de Setembro deste ano, que as inscrições vão iniciar nesta segunda-feira (18).

     

    A inscrição é obrigatória para comerciantes de bebidas, comidas, brinquedos, jogos e quaisquer produtos, sejam fixos ou ambulantes. A Gerência de Turismo e Lazer comunica também que essas inscrições são apenas para pessoas já cadastradas pelo município e que não estão abertas novas adesões.


    Os cadastros estão sendo realizados na Avenida 29 de Dezembro, (escritório do São João), ao lado da Escola Ivone Gonçalves. O prazo é até o dia 20 de setembro, com horário de atendimento das 8 horas da manhã até 13 horas da tarde.


    Os interessados devem apresentar cópias e originais de documento pessoais tais como: Registro de Identidade, CPF, Título de Eleitor e comprovante de residência.

  • Durante Setembro Amarelo HMV contará com programação de palestras

    Alinhado com a campanha de prevenção do suicídio intitulada “Setembro Amarelo”, além da decoração estratégica, o Hospital irá promover nos dias 20 e 25 palestras voltadas para a temática. No dia 20, a partir das 09h, acompanhantes participarão de uma palestra ministrada pelo serviço social e psicologia, abordando questões relevantes sobre a realidade do suicídio. Já no dia 25, o Hospital receberá representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV) que ministrarão uma palestra voltada para os colaboradores.

  • Projeto 'Alimentação Saudável' é desenvolvido com turmas da Educação Infantil da Escola Dinâmica

    O consumo de alimentos saudáveis deve ser constantemente estimulado na escola, as crianças têm que desenvolver esses hábitos e saberem optar por refeições mais equilibradas de forma mais natural e prazerosa. Por isso, é importante trabalhar com esse tema desde as primeiras fases da vida escolar.


    Pensando em oferecer as crianças uma oportunidade de conhecer novos alimentos, despertando o paladar delas para o que é natural, a Escola Dinâmica vem desenvolvendo o projeto “Alimentação saudável para o Ensino Infantil”, com o objetivo de e formar jovens e adultos mais saudáveis.


    O projeto se dá todas as terças-feiras quando os alunos das turmas do MATERNAL, MATERNALZINHO, JARDIM I E II, lancham em forma de piquenique ou na sala de aula. No cardápio, frutas que são compartilhadas por todos em forma de salada ou em natura.


    O acesso a comidas como os fast foods tem sido muito procurado por serem alimentos quase prontos para o consumo. Mas viver apenas deste tipo de alimentos significa comer mais sódio, gorduras trans e saturadas, conservantes, açúcares e, muitas vezes, perder as vitaminas naturais dos alimentos. Outro fator preocupante é a obesidade infantil onde cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem desse problema. Uma boa alimentação é sinal de uma vida saudável.

  • Ronaldo Pacas apresenta seus três homenageados com a Medalha Padre Zuzinha

    O vereador e primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe vai homenagear esse ano com a Medalha Padre Zuzinha Mauro Pereira Nunes, Marluce Rodrigues de Lima Oliveira e José Severino Damasceno.


    A Medalha Padre Zuzinha é ofertada aos que conseguiram por seus atos, projetos e iniciativas contribuir para o crescimento de Santa Cruz do Capibaribe. A Medalha representa o reconhecimento dos feitos desses ilustres cidadãos e será entregue em cerimônia na manhã de 29 de setembro de 2017 na Casa Doutor José Vieira de Araújo, na Rua Manoel Rufino de Melo, nº 100 – Centro.


    O PADRE ZUZINHA


     

    José Pereira de assunção (Padre Zuzinha) nasceu em 07 de abril de 1905, no Sitio Várzea Grande, zona rural de Taquaritinga do Norte.


    Aos 16 anos de idade, Padre Zuzinha começou a frequentar o seminário de Olinda e então foi ordenado padre em 1933, através do bispo Dom Ricardo de Castro Vilela. Um mês após ser ordenado pároco, ele assumiu a catedral de Nazaré da Mata, que em seguida foi encaminhado aos municípios de Surubim e Goiana.


    Em Santa Cruz do Capibaribe, ele exerceu a sua função de padre e se identificava bastante com a população mais carente do município, além do sacerdócio, o Padre Zuzinha também atuou em outras áreas. Foi o primeiro presidente do Ypiranga e também presidiu a Banda Musical Novo Século.


    Padre Zuzinha também se tornou gestor de município santa-cruzense por duas gestões (de 1° de abril de 1968 a 31 de janeiro de 1972 e de 31 de janeiro de 1977 a 31 de janeiro de 1982). Antes de assumir a prefeitura em 1968, ele foi vítima de um atentado no dia 20 de janeiro daquele ano, durante uma festa de São Sebastião na Vila do Pará, ele foi atingido por alguns disparos de arma de fogo em sua perna. Apesar do atentado, ele assumiu a prefeitura de muletas.


    O Padre Zuzinha faleceu em 5 de outubro de 1983, aos 78 anos de idade no ‘Prontocardio’ (Pronto Socorro de Cardiologia) em Caruaru. O Sepultamento aconteceu no dia seguinte e recebeu cerca de 15 mil pessoas, entre elas 21 padres da região, o bispo na época, Dom Augusto Carvalho, políticos do estado e a população em geral. (1)


    Conheça os homenageados de Ronaldo Pacas:

    Mauro Pereira Nunes


    Nasceu em 04 de Abril 1949 no Sítio Maracajá - Taquaritinga do Norte (PE). Filho de Abílio Nunes e Inácia Pereira, sendo um dos oito filhos deste casal.


    Trabalhou desde pequeno até o início da adolescência na agricultura junto com seu pai, mãe e irmãs. Enquanto seu pai viajava pelas cidades de alguns estados do Nordeste como fotógrafo, ele mais tarde acompanharia os passos do seu pai, cuidava junto com suas irmãs do sítio da família.


    Ainda jovem mudou com a família para Santa Cruz do Capibaribe, onde começaria uma nova etapa da sua vida, entrando no ramo do comércio. Seu primeiro emprego foi oferecido por seu Júlio Beringue, em uma mercearia, ou “budega” como antes era chamado. Desse emprego em diante, o sentimento comerciante não saiu mais da sua vida.


    Aqui fez muitos amigos, também conheceu sua esposa Nevinha Mestre, com quem casou em 10 de Janeiro de 1973. Juntos tiveram três filhos, Clécio, Cleciana e Taciana.


    Por alguns anos também trabalhou por Santa Cruz do Capibaribe, ligado diretamente aos governos do inesquecível Padre Zuzinha, do amigo Agustinho Rufino e mais tarde de Ernando Silvestre.


    Acerca de 10 anos Mauro montou uma pequena empresa para compra de produtos recicláveis (papelão, plástico, ferro, alumínio, entre outros) na Rua Cabo Otávio Aragão, nas proximidades do Parque Florestal Fernando Silvestre. Com este gesto ele cria uma ligação direta com as pessoas humildes e faz perpetuar os ensinamentos do Padre Zuzinha.


    No local, além de comprar os materiais levados pelos recicladores, chega a oferecer lanche aos mesmos. Vale destacar que esses profissionais garantem assim o sustento de suas famílias e ajudam a deixar nossa cidade mais limpa.


    Mauro é considerado pelos seus parente e amigos um grande homem e um exemplo de vida e orgulho para todos.


    Marluce Rodrigues de Lima Oliveira


    Nasceu em 20 de fevereiro de 1945 na cidade de Santa Cruz do Capibaribe (PE). Filha da senhora Margarida Maria Bezerra (Maninha) e do senhor Sebastião Rodrigues de Lima (Ciba Alfaiate).


    De família tradicional e romeira do Padre Zuzinha, Marluce atua no trabalho social de forma voluntária há duas décadas na Fundação Beneficente Pare Zuzinha.


    Casou com Otávio Mariano de Oliveira em 25 de dezembro de 1966, em uma cerimônia celebrada pelo próprio Padre Zuzinha (José Pereira de Assunção).


    Mãe de Edson, Cláudio, Núbia e Daniela, ela é costureira de profissão e compõe a diretoria da Fundação Padre Zuzinha há 5 anos.


    A história de dedicação, benevolência e doação de Padre Zuzinha tem capítulos moldados com a contribuição significativa de Marluce Rodrigues. Ela tem uma vida dedicada a sua terra natal e aos fazer pelo próximo.


    Aqui reside desde que nasceu, contribui com a história e a formação de Santa Cruz do Capibaribe.


    Católica fervorosa, pessoa séria, dona de uma personalidade tranquila e serena, Marluce é uma cidadã que veste na essência da palavra a imagem de uma trabalhadora.


    Generosa e justa, se dedica ao trabalho filantrópico por entender que o gesto dispensa holofotes e engrandece o ser humano.


    José Severino Damasceno


    Nasceu em Altinho (PE) em 3 de dezembro de 1964. Filho de Severino Leandro de Maria e Edelvita Juvita da Conceição.


    Em abril de 1988 foi para Caruaru, onde ingressou na Polícia Militar de Pernambuco. Mais tarde foi transferido para o Corpo de Bombeiros Militares, onde permanece até hoje.


    Da relação com Maria Solange da Silva resultou o nascimento de Ádler Victor Damasceno.


    No Corpo de Bombeiros passou por Recife (cerca de um ano), retornou para Caruaru. Em 1994 prestou concurso para sargento e alcançou a aprovação. Em 2004 realizou seu Curso de Aperfeiçoamento de Sargento (CAS) em Recife, para sua nova promoção.


    Em 2008 chega na cidade de Santa Cruz do Capibaribe a convite da Gestão Municipal, para desenvolver um trabalho educativo junto ao comércio e a indústria, mais especificamente no que diz respeito a divulgação do sistema de prevenção contra incêndio e pânico.


    Em 2010 Damasceno é efetivado na Seção de Bombeiros existente em Santa Cruz do Capibaribe. Onde se encontra até hoje e desempenha a cargo de Subtenente e desempenha funções administrativa e operacional na Corporação.


    Nessas três décadas de serviço prestado a Polícia Militar de Pernambuco/Corpo de Bombeiros Militares de Pernambuco, e nove anos de atuação na Capital da Moda, Damasceno deixa sua marca de contribuição na história de nossa gente.


    (1) Com informações do historiador Jota Oliveira e do livro “Biografia do Padre Zuzinha – 2003” de Lindolfo Pereira de Lisboa.


    Assessoria de Imprensa do Vereador Ronaldo Pacas

  • Câmara de Vereadores de Caruaru emite nota sobre as vítimas da violência de Caruaru e de Pernambuco

    *NOTA OFICIAL*

     

    O Poder Legislativo de Caruaru, através do Presidente vereador Lula Tôrres, e em nome dos vereadores e da vereadora que compõem a Casa Jornalista José Carlos Florêncio, se solidariza com todas as vítimas da violência de Caruaru e de Pernambuco.

     

    A Câmara lamenta o evento ocorrido na noite deste sábado com os servidores públicos do SAMU, a socorrista Josimere do Nascimento e o motorista Valderir Antônio do Nascimento. E ainda, com a grave situação do jornalista da TV Asa Branca Alexandre Farias.

     

    O Poder Legislativo reafirma neste momento de comoção, o compromisso dos edis em debater e buscar alternativas, aliadas a ações concretas para a diminuição dos índices de violência em Caruaru. Em 2017, a Câmara realizou diversas audiências públicas com o tema “segurança”, além de inúmeros projetos voltados a este tema apresentados pelos parlamentares, enviados aos órgãos públicos como o Governo do Estado, a fim de que tomassem as medidas necessárias.


    A Câmara assegura ao povo de Caruaru, que seus representantes não se omitiram e continuarão a cobrar do Poder Público, ações e auxílio para que a violência diminua.

     

    Por fim, pedimos a Deus que tenha misericórdia dos atingidos e suas famílias, e que continue abençoando nossa Caruaru.

     

    Lula Tôrres, presidente da Câmara Municipal de Caruaru

  • FALTA BOM SENSO, FALTA FISCALIZAÇÃO E FALTA PUNIÇÃO

    Uma amiga falou comigo há poucos instantes e dividiu uma situação de aflição que a incomodou na tarde de hoje, e que já presenciei também por diversas vezes.


    Aos domingos nossa amada Avenida 29 de Dezembro se transforma no projeto de sucesso chamado CIDADE LAZER, que é inclusive é fruto de requerimento de meu vereado Ronaldo Pacas e que se tornou sucesso graças ao crédito e empenho do gestor municipal de fazer acontecer.


    Até aqui tudo ótimo. O espaço é utilizado de forma harmoniosa por famílias, adolescentes, crianças, pequenos comerciantes que utilizam o espaço para fazer sua renda aumentar e ainda cidadãos com seus pets (alguns que inclusive se quer possuem a decência de coletar as fezes deixadas na via pelos seus animais de estimação).


    Sim, vale lembrar que desde abril de 2017 foram implantadas medidas para o disciplinamento do uso do espaço pela população. Normas organizadas e coordenadas pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Governo e Desenvolvimento Social, Receita Municipal e Serviços Urbanos.


    A Gerência de Turismo e Lazer deixou bem claro naquela ocasião a obrigatoriedade do uso de focinheira para cachorro de médio e grande porte. Afinal, a segurança das pessoas precisa ser uma constante. E não adianta vir com a alegação de que um Pit Bull ou um Rottweiler adulto não oferecem perigo.


    Enfim, chego onde pretendia desde as primeiras linhas desse relato. Essa amiga constatou hoje, e eu já o fiz em diversas outras oportunidade, o descumprimento dessa regra. São diversos animais com de grande porte sem focinheira circulando livremente entre as famílias, entre as crianças. E ai essa amiga desabafou questionando e eu reforço: PODE PRODUÇÃO? É PRECISO FISCALIZAR E PUNIR ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.


    PRONTO FALEI.

  • Compesa é eleita pela 2ª vez como a melhor empresa de saneamento do País

    Depois de ganhar o título da Revista Época no mês de agosto passado, a Compesa foi eleita a melhor empresa de Saneamento do País pela Revista IstoÉ Dinheiro, na 15ª edição do anuário As Melhores da Dinheiro 2017. O presidente da companhia, Roberto Tavares, recebeu o prêmio durante cerimônia em São Paulo.


    Esta foi a egunda vez que a Compesa ganhou esse prêmio. No ano de 2015 a empresa também foi a vencedora do setor, disputando com todas as empresas de saneamento do país, públicas e privadas.


    Pernambuco é um Estado com um dos piores balanços hídricos do País, tendo a disponibilidade de água por habitante num valor menor que o considerado crítico pela ONU. A estratégia adotada pela companhia tem sido a integração e o investimento em tecnologia.


    Fonte: Rádio Liberdade

  • COMUNICADO MODA CENTER SANTA CRUZ

  • ATENÇÃO: está desempregado e tem experiência comprovada?

    EXISTEM 48 VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS PARA A SEGUNDA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO

     

    SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE


    -1 vaga de Atendente de farmácia – balconista
    -2 vagas de Auxiliar de compras
    -13 vagas de Costureiro, a máquina na confecção em série
    -2 vagas de Garçom
    -1 vaga de gerente de vendas
    -1 vaga de Gerente financeiro
    -1 vaga de Promotor de vendas (SALÁRIO DE R$ 958,37)
    -2 vagas de Vendedor interno


    A Agência do Trabalho, Trabalho e Qualificação de Santa Cruz do Capibaribe fica na Rua Maestro Alexandre, 93 - Tel.: (81) 3759-8236.


    Lembrando que o horário de atendimento ao público é de 7:30h até 13h, e a documentação necessária para o atendimento para vagas é: Carteira de Trabalho, Identidade e CPF.

     

    CARUARU

    -2 vagas de Armador de ferragens na construção civil (SALÁRIO DE R$ 1.423,40)
    -1 vaga de Auxiliar de cozinha
    -1 vaga de barbeiro
    -3 vagas de carpinteiro (SALÁRIO DE R$ 1.423,40)
    -2 vagas de Costureira de máquina reta
    -1 vaga de Costureira em geral
    -4 vagas de eletricista (SALÁRIO R$ 1.423,40)
    -1 vaga de Encanador industrial
    -1 vaga de Encarregado de seção de controle de produção
    -1 vaga de Esteticista
    -1 vaga de Fonoaudiólogo geral
    -1 vaga de Operador de extrusora de borracha e plástico
    -1 vaga de Operador de retro-escavadeira
    -1 vaga de padeiro
    -1 vaga de Supervisor de atendimento ao cliente
    -1 vaga de Torneiro mecânico
    -1 vaga de Técnico em manutenção de equipamentos de informática
    -1 vaga de Técnico em segurança do trabalho

     

    Rua Padre Antônio Tomaz, 127 - Maurício de Nassau. Telefone: (81) 3719-9480.

  • Confira o Programa Moda Center no Ar desta sexta-feira 15.09

  • Programa Mãe Coruja Pernambucana ganha prêmio de Tecnologia da Informação

    O Programa Mãe Coruja Pernambucana, reconhecido internacionalmente pela ONU e OEA, sagrou-se como um dos vencedores, na noite desta quarta-feira (13), da 16ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico 2017, na categoria e-Administração Pública, que avaliou projetos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

    A solenidade ocorreu no Enotel Convention & Spa, na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, durante a abertura da 45ª edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP) 2017, evento realizado por meio da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI).

     

    A participação do Mãe Coruja no prêmio, realizada por meio da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES), se deu através da ferramenta “SIS_MãeCoruja”, sistema de informação que monitora os dados das mais de 170 mil gestantes cadastradas, utilizado de forma intensiva por mais de duzentos profissionais vinculados ao programa em todas as regiões do estado.

     

    Uma banca de mestres e doutores foram responsáveis pelo julgamento dos 88 trabalhos inscritos, sendo 12 deles finalistas. Além do Mãe Coruja, venceram na categoria “e-Administração Pública”, quatro projetos: “App CPoliciais Agilidade e Inteligência nas Abordagens”, da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS); “CECAD: dados do Cadastro Único para todos”, da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS); e a “Plataforma de Inteligência Hospitalar (PIH)”, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

     

    Segundo o administrador do SIS_MãeCoruja, Daniel Saboya, a ferramenta vem recebendo atualizações na coleta de informações e desempenho desde 2012, quando foi criada, auxiliando na tomada de decisões. “A premiação é de grande importância pois o SECOP é considerado o maior evento de TIC para gestão pública da América Latina, com repercussão internacional. O reconhecimento vai para todos os que fazem parte do Mãe Coruja, com ênfase aos profissionais dos Cantos Mãe Coruja, responsáveis pela alimentação dos dados e utilização diária da ferramenta, bem como os gestores e secretarias envolvidas em suas ações ”, afirmou.

     

    PRÊMIO - O Prêmio e-Gov foi criado em 2002, pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

     

    Entregue anualmente, tem como objetivos reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais, assim como divulgar as iniciativas que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, modernizam a gestão pública em benefício do cidadão brasileiro.

  • GOVERNO DE PERNAMBUCO

  • Espaço Psi

    SETEMBRO AMARELO E A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO
    PRECISAMOS QUEBRAR O TABU!


    “A pessoa, quando tenta se matar, não quer acabar com a vida, mas com o sofrimento para o qual não consegue ver outra saída. Se uma pessoa fala que deseja se matar, é preciso acreditar, apoiar e não a deixar sozinha. Deve-se tentar compreender a pessoa, sem julgamentos e sem conselhos, apenas ouvindo o que ela tem a dizer e encaminhando-a para serviços de saúde que possam ajudá-la de maneira mais adequada.” (Fernanda Franco, Mestre em Psicologia da UFMG).


    O mês de setembro trás uma importante campanha, o SETEMBRO AMARELO, que promove a prevenção ao suicídio. Muita gente ainda não sabe, mas existe sim, prevenção, métodos de cuidado e terapias para superar as ideações suicidas.


    Não é a primeira que abordo este assunto no Blog do Melqui, inclusive recentemente escrevi aos leitores, falando especificamente do suicídio infantil, outro tabu, que precisa ser quebrado. É preciso quebrar o silêncio, o diálogo é a maior prevenção do suicídio.


    Infelizmente ainda é um tabu, ainda existe uma resistência e certo receio de se tocar nesse assunto, seja no dia-a-dia, na família, na escola, na faculdade, no trabalho, na Igreja, nas ruas, na internet, na mídia, enfim, embora seja um problema de saúde, ainda é não é visto assim. E por existir um tabu em torno deste tipo de morte impede que famílias e governos abordem a questão abertamente e de forma eficaz. Precisamos falar sobre o suicídio e assim aumentar a conscientização, pois quebrar o tabu é uma das chaves para que a sociedade progrida na luta contra esse tipo de morte.


    O relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) relata que 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos, sendo uma ocorrência a cada 40 segundos, com maior prevalência no sexo masculino e na faixa etária acima dos 70 anos. Um estudo de 2013 revelou que o Brasil é o oitavo país em número de suicídios. Ainda, segundo a OMS, o suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo. De encontro ao aumento desse problema vem outro dado, o qual aponta que a taxa de suicídios entre os jovens cresceu 30% em 25 anos no Brasil. Esses dados por si só comprovam que existe um problema que precisa ser discutido e combatido.


    O tema do suicídio é recorrente de vários estudos, apesar de se tratar de um tema difícil, obscuro e um tanto misterioso da condição humana, deve ser tratado como um sério problema de saúde pública.


    Há registros muito antigos de casos de suicídio, desde os tempos mais remotos da história. Por exemplo, na Roma antiga, os conceitos acerca do suicídio, eram parecidas com as dos gregos. O suicídio era reprovado como forma de enfraquecimento do grupo social, e o interessado em tirar a própria vida, deveria apresentar suas razões para o senado, que analisaria o caso. Na fase histórica grega, o suicídio inautorizado era considerado uma transgressão. Sócrates foi um filósofo condenado ao suicídio, por ter que ingerir cicuta. Já na idade média, uma repugnância ao ato suicida tomou proporções exageradas, com punições ao cadáver do suicida, como a negativa de sepultamento em solo sagrado, as mutilações de partes do corpo e mesmo rituais estranhos, derivados de várias superstições. E justamente aí estão as raízes que foram tornando o tema um verdadeiro tabu. Por muito tempo todas as religiões trataram o suicídio como o pior dos pecados mortais, e as pessoas com as ideações suicidas como pessoas sem fé e por isso, desligadas do sagrado, assim, tornando cada vez mais difícil a essas a atitude de expressar o que sentiam.


    Pessoas que sofrem com algum transtorno mental, estão mais vulneráveis a desencadear o suicídio, ou as ideias de suicidas; esses transtornos podem ser a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, entre outros. Uso abusivo de álcool e outras drogas também são forte causa de suicídio, como também dificuldades financeiras, ou emocionais. Todos os distúrbios neuróticos surgem da incapacidade do indivíduo encontrar e manter o equilíbrio adequado entre ele e o resto do mundo... Na neurose, o social e os limites do meio sejam mantidos como se estendendo demais sobre o indivíduo. Além desses, existem os fatores sociais, psicológicos e as condições clínicas que também podem causar provocar o suicídio.


    É muito importante saber escutar, não julgar, não tratar com espanto ou assombro, ou mesmo com preconceito... Isso não ajudará. O que você pode fazer para ajudar alguém com ideias suicidas? O primeiro passo é o acolhimento; acolha, trate com respeito e escute esta pessoa. Dê a essa pessoa uma palavra de força e de esperança, e trate tudo com sigilo, nunca exponha a vida do outro, eu sempre trago um valor comigo: Quem ama não expõe quem ama socorre! O próximo passo é encaminhá-la a um serviço especializado, e aí entra a importância do CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial na Prevenção do Suicídio). Procure o CAPS da sua cidade, pois esses centros de saúde existem também para prestar o acompanhamento de pessoas que padecem de algum transtorno mental, e oferecem acompanhamento para pessoas em situação de crise, quando o risco de suicídio se encontra agudizado. E claro que você pode procurar também serviços privados como clínicas de psicologia, psiquiatria ou neuropsiquiatria.


    O setembro é amarelo, é quente e brilhante como o sol, para nos despertar, nos acordar para esta urgente, gritante e antiga necessidade: a prevenção do suicídio. Nem sempre é possível curar ou resolver uma necessidade apresentada, mas é sempre possível cuidar, escutar e contribuir para amenizar o sofrimento do outro. Até porque, quem adoece, adoece como um todo e repercute no corpo, na alma, na vida. Junto com alguém que sofre, sofrem os que o amam. Vamos dialogar...

     

    Abraço!

    Diogo Rogério
    Psicólogo

  • 7ª Sessão Ordinária do Segundo Período na Câmara de Vereadores

  • Direito e cidadania

    Direito de visita – Como proceder quando o detentor da guarda de uma criança descumpre acordo judicial sobre visitas.


    Muito embora exista um padrão tradicional e pré-definido sobre os componentes de uma família, pelo qual se estabelece que pai e mãe moram juntos com os filhos, a realidade social nos mostra que tal conceito é bem mais amplo, principalmente pelo fato de que crianças e adolescentes nem sempre residem no mesmo local que um de seus pais.


    Os motivos são diversos, partindo por divórcios onde se estabelece com quem ficará a guarda, ou até mesmo em casos onde nunca houve se quer um relacionamento estável e duradouro, de modo que os genitores nunca chegaram a conviver sob um mesmo teto.

    Independente da situação em que a criança foi gerada, é importante ressaltar que a legislação vigente em nossa nação busca preservar o bem-estar e os interesses dos menores de idade, considerando que se encontram em condição de hipossuficiência, o que se traduz em uma situação de fragilidade perante os adultos, haja vista que estes possuem discernimento para tomar decisões adequadas, enquanto que aqueles acabam fazendo o que lhes é imposto.


     Infelizmente ainda é comum presenciarmos casos em que o detentor da guarda acaba utilizando de alienação parental para vingar-se do outro genitor, expondo a criança a situações deploráveis, fazendo-se valer pela condição de vítima, na tentativa de atribuir ao outro uma imagem de antagonista.


    Em casos extremos é possível ocorrer recusa relacionada a permissão de que um genitor visite seu filho, muito embora exista acordo homologado judicialmente, fato este que se mostra como algo extremamente danoso para os interesses da criança, ferindo, sobretudo, a sua dignidade.


    Em situações como estas é necessário que o genitor provoque o Poder Judiciário para que as providências cabíveis sejam tomadas, sendo possível a solicitação de força policial para garantir o devido cumprimento do direito de visita através de busca e apreensão do menor.


    Além disso, pode-se questionar a guarda da criança, sob a alegação de que ela não se encontra em um ambiente plenamente saudável, cabendo ainda a aplicação de multa diária, fixada em desfavor daquele que não cumpriu a obrigação de fazer, determinada judicialmente.


    É importante ressaltar que o diálogo é fundamental para evitar maiores complicações, devendo ser buscado primordialmente, utilizando meios adequados como a conciliação e mediação, ouvindo advogados, psicólogos e assistentes sociais, valendo-se do Poder Judiciário apenas em último caso, em situações onde não é mais possível a composição amigável de um acordo pautado no bom senso.


    João Bezerra de Moura é advogado devidamente inscrito na OAB/PE sob número 43.267, graduado em direito pela ASCES UNITA, graduando em história pela Universidade Norte do Paraná e pós-graduando em processo penal pelo Damásio Educacional.


    Se você tem sugestões sobre algum assunto jurídico que merece ser explicado em nossa coluna é só mandar um e-mail para: colunadec@gmail.com

  • Cantor de Toritama representa Pernambuco no programa Raul Gil no SBT

    O Cantor pernambucano, Nixon Tavares, participa da temporada do quadro “Quem Sabe Canta” do programa Raul Gil no SBT. Nixon é artista do segmento forrónejo (uma mistura de forró com sertanejo) da cidade de Toritama, no Agreste, e foi escolhido pela produção para se apresentar no palco em rede nacional.

     

    Os jurados que gostarem da apresentação, concedem uma estrela para o candidato. Quem totalizar cinco estrelas, uma de cada jurado, segue na competição em busca do prêmio final de 50 mil reais. A avaliação musical fica por conta dos jurados Mauricio Manieri, Mia, Moacyr Franco, Nanci Gil e Marcos Maynard.

     

    A gravação ocorreu no início desta semana nos estúdios do SBT em São Paulo (SP). Nixon teve o desafio de interpretar a música ‘1 Minuto’ da banda D’Black, o repertório foi escolhido pela produção do quadro. O programa será exibido no sábado dia 23 de setembro, às 16h30.

     

    Nixon está em carreira solo há dois anos, e tem se apresentado em grandes eventos. “Participar de um quadro musical em TV aberta para milhares de pessoas é muito gratificante. Todo artista sonha em poder está no palco ao lado do Raul Gil, que tanto nos incentiva. É um orgulho de representar a minha cidade e o meu Estado em nível nacional”, afirma Nixon.

  • A nutri explica

    Olá, venho aqui me apresentar para vocês. Quem sou eu? Meu nome é Ana Paula Melo, sou nutricionista pela Unifavip-Dervy, pós-graduanda em saúde pública, apaixonada pela nutrição!


    Estou atuando em 2 áreas, clinica atendendo na Clínica Ruth Nunes Estética, e na Rede Pública Municipal de Educação de Santa Cruz do Capibaribe.


    De todas as escolhas que fiz na minha vida a nutrição foi uma das que acertei em cheio. Nada que eu diga vai descrever o que sinto. Trabalhar todos os dias levando mais cores, nutrientes e qualidade de vida aos pacientes não tem preço. Não existe palavra que descreva tamanha felicidade.


    Quero agradecer o apoio de Melqui Lima e o convite para fazer parte da equipe do Blog do Melqui e assinar a coluna ‘’A nutri explica”. Em breve a Nutri trará muitas dicas para vocês!


    Finalizo com uma frase: "sucesso é gostar daquilo que faz. Quem gosta do que faz nunca se cansa de trabalhar".


    Forte abraço da Nutri! Me aguarde ‘’tô”” chegando com tudo (risos).


    #paulamelonutri

  • Projeto oferece revisão para o Enem

    Atenção feras que estão se preparando para mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)! No próximo domingo (17), o Caruaru Shopping e o Centerplex Cinemas, em parceria com a Libre Promo promovem um aulão de revisão. Batizado de “Em Cartaz – Sala de Aula no Cinema” a iniciativa é voltada para os estudantes de todas as idades. O aulão acontece no horário das 9h às 12h.

     

    Nesta primeira edição, a revisão será para as questões de Matemática. Para tanto, foi convocado o especialista Darlan Moutinho para tirar as dúvidas e esclarecer os assuntos da matéria. Serão três horas dedicadas aos assuntos mais recorrentes de Matemática no Enem. “Estou preparando uma aula bem especial, com muitos detalhes, para que os feras saiam afinados e mais seguros para encarar as provas”, diz Moutinho.

     

    Lembrando que o projeto Em Cartaz – Sala de Aula no Cinema será realizado em Caruaru pela primeira vez. “Este é o segundo ano do projeto e a primeira edição em Caruaru, graças ao acolhimento do Caruaru Shopping. A matemática é um dos calos de muitos estudantes no exame e este foi um dos motivos que escalamos o professor Darlan Moutinho”, afirma a produtora do evento Juliana Martins.

  • Escola Dinâmica realiza debate sobre Direitos Humanos no Teatro Municipal

    O senso crítico é entendido através da capacidade de analisar e discutir problemas, inteligente e racionalmente, sem aceitar, de forma automática, suas próprias opiniões ou opiniões alheias. De acordo com essa afirmação, a Escola Dinâmica tem oferecido diversas oportunidades para a evolução crítica dos estudantes, objetivando colocar em prática suas intervenções através de movimentos sociais e reivindicações de novas perspectivas de qualidade de vida no mundo.


    Uma dessas oportunidades aconteceu durante a manhã desta terça-feira (12) no Teatro Municipal de Santa Cruz do Capibaribe. Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e turmas do Ensino Médio participaram de um debate, onde foi discutido o tema Direitos Humanos.


    O debate foi mediado pelo professor de Filosofia, Carlos Wilker, que no início de sua fala agradeceu a coordenação pedagógica da escola pelo apoio que tem dado as propostas de discussão.


    "Na Escola Dinâmica encontramos um apoio que raramente recebemos em outras instituições, é muito importante essa abertura para a discussão de temas relevantes e isso tem feito com que a gente consiga realizar projetos e momentos importantes como esse", destaca o professor.


    O evento contou com a participação e exposição de opiniões do Consultor Pedagógico do sistema de ensino SAE Digital, Antônio Viveiros, da Coordenadora da Mulher e do Centro de Referência e Atendimento a Mulher, Iana Souza e do Policial Militar e estudante de Direito, Matheus Romero, além dos professores da Escola Dinâmica, Allan Clemente (Língua Portuguesa e Filosofia), Ezequiel Neves (Língua Inglesa), Sérgio Lucas (História), Gabriel Heberth (Matemática) e Nerivan Lima (Química, Física e Biologia).


    Após ouvir os palestrantes foi a vez dos alunos se pronunciarem sobre o tema. Usando argumentos contundentes e expondo opiniões interessantes, os estudantes se envolveram com o tema, o que colaborou significativamente para o enriquecimento do debate.


    Veja mais fotos do evento no slide abaixo:

     

     

    Debate sobre Direitos Humanos

  • SÃO SEBASTIÃO SERÁ HOSPITAL-ESCOLA PARA ALUNOS DE MEDICINA DE CARUARU

    Em reunião com gestores da ASCES e da Universidade Federal-Caruaru, o Secretário Estadual de Saúde, Iran Costa, garantiu que o Hospital São Sebastião terá residência médica para alunos de medicina das duas escolas superiores. O encontro foi articulado pela deputada Laura Gomes, com apoio direto de Jorge Gomes, assessor especial do governador, e ocorreu na sede local do Governo Presente, na manhã desta quarta, (13).

     


    Francisco Santos, coordenador do Curso de Saúde Coletiva, representou a ASCES; Manoel Guedes, Diretor do Campus Agreste e Carolina Paz, coordenadora do Curso de Medicina, representaram a UFPE-Caruaru. Os dirigentes das escolas ficaram de fazer um levantamento de necessidades para estágios e residências para apresentar à Secretaria Estadual de Saúde, em 30 dias. O Secretário Iran Costa informou que os casos mais prementes serão atendidos em quaisquer hospitais da rede estadual, como já acontece, a exemplo do Mestre Vitalino, e acontecerá também com o São Sebastião.

     


    Sobre a retomada das atividades do HSS, o Secretário informou que o cronograma de serviços segue normal e que a função da unidade é oferecer leitos de retaguarda ao Hospital Regional do Agreste, superlotado pela demanda de urgências de Caruaru e de mais de 90 municípios, fato que o coloca como o mais mal avaliado em Pernambuco.

  • 28 Vagas de emprego para a quarta-feira (13 de setembro):

    SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

    -1 vaga de auxiliar de compras
    -18 vagas de costureiro (a)
    -2 vagas de Estoquista
    -1 caga de Garçom
    -1 vaga de Gerente de vendas
    -1 vaga de Gerente financeiro
    -1 vaga de Operador de caixa
    -1 vaga de Promotor de vendas
    -1 vaga de Recepcionista
    -1 vaga de Vendedor interno

     

    A Agência do Trabalho, Trabalho e Qualificação de Santa Cruz do Capibaribe fica na Rua Maestro Alexandre, 93 - Tel.: (81) 3759-8236.

    Lembrando que o horário de atendimento ao público é de 7:30h até 13h, e a documentação necessária para o atendimento para vagas é: Carteira de Trabalho, Identidade e CPF.

  • Patrocinado pelo Moda Center Santa Cruz, paratleta Touro vai representar Pernambuco no Mundial de Halterofilismo do México

    O paratleta Heleno Victor de Melo Silva, o Touro, será o representante de Pernambuco na delegação brasileira que vai participar do Mundial de Halterofilismo. O evento será realizado na Cidade do México, de 29 de setembro a 6 de outubro. Natural de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado, e patrocinado pelo Moda Center Santa Cruz, ele foi destaque na segunda etapa nacional do Circuito Loterias Caixa, que aconteceu em São Paulo no mês de agosto, ficando em 1º lugar na categoria Junior e 2º lugar na Adulto, na subcategoria até 65 kg.

     

    Minha expectativa para o campeonato do México está grande”, conta Touro. “Estou me preparando diariamente na academia, tenho uma alimentação balanceada, faço o aeróbico. Vou competir e trazer uma medalha para Santa Cruz do Capibaribe”, comenta. O paratleta destaca a importância do patrocínio do Moda Center. “O apoio e o incentivo que o Moda Center me dá contribui não só financeiramente, mas também psicologicamente, e isso são fatores que levam às vitórias”.

     

    Allan Carneiro, síndico do Moda Center, lembra que o condomínio também apoia outros atletas, como o corredor de rua Ivanildo Ferreira Barbosa, que é funcionário de lá. “O Moda Center busca sempre incentivar a prática do esporte, pois é algo que transforma vidas, e leva o nome do condomínio para outras localidades”, fala.

  • Max Gehringer palestra em seminário sobre Liderança, Gestão e Competitividade promovido pela Fiepe

    Um dos palestrantes mais requisitados do País, Max Gehringer estará em Caruaru como uma das atrações do Seminário “Liderança, Gestão e Competitividade”, que será realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no dia 19 de outubro. Em mais um ano, a Fiepe promove uma programação especial em formato de seminário que reúne referências em temas que fazem parte do cotidiano das empresas. Nesta edição, serão dois cases de sucesso, um workshop e uma palestra que irão auxiliar os participantes na busca de ideias sobre como inovar na gestão, através da inteligência e da criatividade potencial presentes nos negócios locais.

     

    O Seminário conta com seis horas de capacitação. Profissionais e executivos de indústrias de todos os portes, da área de serviços e do comércio, estudantes e demais interessados na temática são esperados. Os objetivos da Fiepe são os de estimular os participantes a refletirem sobre a arte de liderar e incentivar a capacidade de ousar, por meio do conhecimento de modernas práticas de liderança e de ferramentas fundamentais para se obter excelência emocional e profissional. Por isso, convocou um time de especialistas para abordar os temas liderança, gestão e competitividade por meio da experiência de cada um dos palestrantes, de maneira prática, dinâmica e interativa.

     

    O primeiro a subir ao palco do Teatro do Shopping Difusora será o empreendedor e especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Thiago Mota, ministrando o workshop “Liderança criativa: a arte de cocriar soluções”. Com experiência em diferentes mercados no EUA, Brasil e Europa, o palestrante é expert em gestão de conteúdo, relacionamento, liderança e formação de jovens talentos e atua como facilitador de aprendizagens com foco em desenvolvimento humano e empreendedor. Já trabalhou na Câmara Americana de Comércio (AMCHAM). Atualmente, viaja o mundo como nômade digital, empreendendo em projetos ligados à educação, cultura e inovação social. O workshop tem um método essencialmente experiencial. Os participantes viverão um processo de aprendizado coletivo. Serão apresentadas diversas experiências práticas, simples e divertidas para despertar a consciência e a capacidade de criar e realizar soluções inovadoras, especialmente em face de situações estruturalmente complexas ou em mudança. As respostas surgirão a partir da autorreflexão de cada um.

     

    Em seguida, os inscritos irão conhecer a trajetória de sucesso da Asa Indústria com o responsável pelo RH da empresa, Franklin Santos de Almeida. Por meio de uma apresentação institucional da empresa, o profissional com mais de 20 anos de experiência vai falar sobre as vantagens e benefícios de ter um RH estruturado e quais são os principais desafios e avanços deste processo. Com uma trajetória de atuação com gestão de capital humano, especificamente desenvolvendo e gerenciando áreas de Gestão de Carreira, Remuneração e Desenvolvimento Organizacional, é graduado em Psicologia Organizacional com MBA em gestão de Pessoas pela FGV.

     

    O Grupo Gênese de Ensino responsável pelo Colégio GGE também apresentará sua trajetória de sucesso. Iniciando suas atividades em Caruaru em 2018, com uma nova unidade que terá a mesma infraestrutura e qualidade de ensino das demais, o Colégio GGE está há 21 anos no mercado como uma instituição de ensino reconhecida pelo alto nível na formação educacional, desde o ensino infantil até a preparação para o Enem e para as principais e mais concorridas universidades brasileira, através de uma metodologia de ensino diferenciada e exclusiva.

     

    Encerrando o evento, o escritor e administrador de empresas, autor de diversos livros sobre carreiras e gestão empresarial e colunista da rádio CBN e do programa Fantástico, da TV Globo, Max Gehringer dialoga com o público sobre “Carreira, Emprego e Empreendedorismo”. Ele, que começou sua carreira como office-boy, já palestrou para mais de mil empresas em mais de 15 anos dedicados a orientar as pessoas com sua expertise. Na oportunidade, irá palestrar sobre mercado de trabalho, network, relacionamento, ser chefe, marketing pessoal, entrevista de emprego, currículo, diferenciais de mercado e empreendedorismo. Max Gehringer é uma referência por ter tomado uma decisão raríssima no mundo corporativo: abriu mão de ser um alto executivo no auge de uma carreira bem sucedida para dedicar seu tempo a escrever e a fazer palestras pelo Brasil, compartilhando seu conhecimento e contribuindo com a formação da carreira de milhares de profissionais.

     

    O investimento é de R$ 170 e pode ser dividido em até 3x nos cartões. A Fiepe dispõe de uma política de descontos: até 20% para as indústrias associadas; estudantes e idosos são beneficiados com 15% de desconto (no caso dos estudantes, é necessária a apresentação de comprovante estudantil). Para participar, é necessário entrar em contato através dos telefones (81) 3722-5667 ou (81) 99123-7888, ou pelo e-mail regional.agreste@fiepe.org.br. As inscrições também estão disponíveis pelo site www.fiepe.org.br.

  • Convite especial do Padre Reginaldo Manzotti

  • 37 Vagas de emprego para a terça-feira (12 de setembro):

    SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

     

    -1 vaga de auxiliar de compras
    -1 vaga de auxiliar de limpeza
    -14 vagas de costureiro (a)
    -1 vaga de Enfestador
    -2 vagas de Estoquista
    -1 caga de Garçom
    -1 vaga de Gerente de vendas
    -1 vaga de Gerente financeiro
    -1 vaga de Motorista entregador
    -1 vaga de Promotor de vendas
    -1 vaga de Recepcionista
    -1 vaga de Vendedor interno


    A Agência do Trabalho, Trabalho e Qualificação de Santa Cruz do Capibaribe fica na Rua Maestro Alexandre, 93 - Tel.: (81) 3759-8236.


    Lembrando que o horário de atendimento ao público é de 7:30h até 13h, e a documentação necessária para o atendimento para vagas é: Carteira de Trabalho, Identidade e CPF.

     

    CARUARU

     

    -2 vagas de barbeiro
    -1 vaga de caseiro
    -1 vaga de costureira
    -1 vaga de Encarregado de seção de controle de produção
    -1 vaga de Fonoaudiólogo geral
    -1 vaga de Gerente de produção
    -1 vaga de mecânico
    -1 vaga de Operador de extrusora de borracha e plástico
    -1 vaga de serralheiro
    -1 vaga de vendedor pracista

     

    Rua Padre Antônio Tomaz, 127 - Maurício de Nassau. Telefone: (81) 3719-9480.

     

  • GOVERNO DE PERNAMBUCO

  • Continuam abertas as inscrições para programa de bolsas estudantis em Santa Cruz do Capibaribe

    Estudantes de todo o Brasil, que desejam ter uma educação de qualidade e não possuem condições de custear uma mensalidade total na rede particular de ensino, podem contar com o Mais Bolsas. O programa está disponibilizando mais de 80 mil bolsas de estudo em todo o país com descontos de até 50% nas mensalidades para faculdades e escolas.



    O prazo segue aberto até o dia 30 de setembro para candidatos que almejam ingressar em 2017.2. Após essa data as inscrições continuam, contudo serão para o período de 2018.1.



    José Araújo, gerente do Mais Bolsas, salienta que ainda há vagas disponíveis em instituições como a FACEAR, Instituto Cotemar e WPós. “O programa está com diversas vagas destinadas aos estudantes de Santa Cruz do Capibaribe - PE para cursos do ensino superior como: Docência em Administração, Biomedicina Estética e Ensino de Língua Espanhola”.



    A inscrição é simples e gratuita! Basta acessar o site www.maisbolsas.com.br, no qual os interessados terão acesso à lista de cursos e instituições credenciadas, é preciso ter em mãos o CPF – para menores de idade os pais ou responsáveis deverão preencher o cadastro. Havendo vaga disponível, o candidato poderá ser aprovado de imediato.



    Em caso de dúvidas, o aluno poderá utilizar um dos canais de atendimento do programa, SAC, chat, redes sociais ou central telefônica: 4007-2209 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 002 5854 para as demais localidades.

  • 1º Ciclo de Palestras para Médicos Veterinários do interior do estado será realizado em Caruaru

    Informação, serviço e muito networking com profissionais da medicina veterinária. É o que promete oferecer o Papo Vet: um encontro em tom de bate papo que irá reunir especialistas e estudantes para uma noite de palestras sobre procedimentos e técnicas a respeito da saúde animal. Realizado pelo Centro Veterinário Jerônimo Ribeiro, o evento inaugural do 1º Ciclo de Palestras para Médicos Veterinários do interior do estado acontecerá nesta terça-feira (12), às 19h no The Garden, no bairro Mauricio de Nassau, em Caruaru.


    Sendo também um ato comemorativo ao dia do veterinário (celebrado no último dia 09), o objetivo é reunir profissionais de várias regiões para troca de conhecimento. É o que destaca um dos organizadores do evento, o médico veterinário Dr. Jerônimo Ribeiro ao falar sobre a realização do encontro. “Queremos trazer bons profissionais para tratarmos sobre novos tratamentos e procedimentos para enriquecer os serviços prestados neste segmento aqui na região e com isso proporcionar um melhor atendimento aos nossos pacientes.”


    Em sua primeira edição o Papo Vet contará com a participação dos especialistas Dra. Áurea Galvão, responsável pela palestra de Procedimentos e indicações de ultrassonografia e Dr. Elton Hugo, convidado para dialogar sobre Oftalmologia no atendimento clínico. A entrada será gratuita. Interessados em participar podem fazer suas reservas pelo telefone: (81) 99814-7828.

  • OPORTUNIDADES DE EMPREGO PARA HOJE:

    -14 vagas de costureiro (a)
    -2 vagas de Estoquista
    -1 vaga de Promotor de vendas
    -1 vaga de Recepcionista
    -1 vaga de Vendedor interno

    A Agência do Trabalho, Trabalho e Qualificação de Santa Cruz do Capibaribe fica na Rua Maestro Alexandre, 93 - Tel.: (81) 3759-8236.

  • Direito e cidadania

    Divórcio extrajudicial – A busca por rapidez e desburocratização no procedimento realizado em cartório.


    É através do casamento que duas pessoas oficializam a decisão de compartilhar todos os momentos de suas vidas, jurando votos de amor e fidelidade, sob os quais aplicam a promessa de que apenas a morte poderia separar aquela união.


    Ocorre que nem sempre os votos realizados durante a cerimônia acabam sendo cumpridos, surgindo assim a necessidade de desatar os laços conjugais, levando as partes a passarem por um processo muita vezes traumático.


    A precariedade da estrutura judiciária brasileira acaba resultando em morosidade na solução dos conflitos, de modo que o divórcio judicial não foge da regra, onde tal lentidão mostra-se um verdadeiro empecilho na busca pela sensação de recomeço que os ex-cônjuges tanto necessitam.


    Uma alternativa para contornar esse problema é a possibilidade de divórcio, bem como dissolução de união estável, através de procedimento realizado diretamente em cartório, evitando-se a necessidade do Poder Judiciário ser acionado.


    Porém, para que tal procedimento extrajudicial seja possível, é necessário que as partes estejam realmente de acordo com os termos, bem como não possuam filhos menores de dezoito anos ou com quaisquer tipos de incapacidade civil.


    Tais requisitos justificam-se pelo caráter não litigioso, bem como pela primazia dos interesses relacionados aos filhos menores de idade ou incapazes, haja vista que seus interesses poderiam ser violados sem a garantia da presença de um magistrado e de um representante do Ministério Público em um processo judicial.


    Para que possam ser concluídos, o divórcio ou a dissolução de união estável extrajudicial requerem ainda o acompanhamento por parte de um advogado, o qual poderá atuar para ambas as partes, haja vista que o caso específico trata de um acordo entre as partes, e não de um conflito de interesses.


    Caberá aos ex-cônjuges decidir sobre a realização da partilha de bens, pois ela poderá ocorrer ainda no cartório, ao mesmo tempo em que o divórcio, muito embora exista a possibilidade de realizar este último sem que ela seja concretizada.

    A busca por soluções práticas que evitem o conflito entre as partes é cada vez mais atual e necessária em uma sociedade onde todo problema acaba sendo judicializado, e é nesse contexto que o advogado exerce um papel fundamental ao auxiliar as partes através de meios econômicos e eficazes.


    Se você tem sugestões sobre algum assunto jurídico que merece ser explicado em nossa coluna é só mandar um e-mail para: colunadec@gmail.com


    João Bezerra de Moura é advogado devidamente inscrito na OAB/PE sob número 43.267, graduado em direito pela ASCES UNITA, graduando em história pela Universidade Norte do Paraná e pós-graduando em processo penal pelo Damásio Educacional.

  • #Trend Alert: Jeans

    Gente, aperta o play em mais um vídeo do quadro Trend Alert sobre tendências pelo Moda Center Santa Cruz!


    E o vídeo de hoje é com blogueira Bruna França, que fala um pouco sobre como o Jeans vem nesse Verão 2018 l!

     

  • Encontro mundial do Instagram acontece no Recife

    O World Wide Instameet é um evento realizado ao redor do mundo pelo Instagram anualmente desde 2010. A reunião dos usuários do aplicativo promove maior interação na rede e troca de experiências. O WWIM não tem regras pré-definidas, cada lugar tem a liberdade de escolher a melhor forma para realizar o encontro. É simples: alguns usuários se predispõem a serem organizadores, escolhem um lugar de fácil acesso para que facilitar o acontecimento, adotam uma #hashtag exclusiva para compartilhar os momentos e coordenam a divulgação e execução para proporcionar um dia com momentos que serão guardados para sempre - por foto, por vídeo ou pelo sentimento que o evento irá trazer.

     3

    Como participar?

     


    Para detalhes de como organizar um Instameet, encontrar onde acontecerá o WWIM na sua cidade e outras coordenadas, é só acessar o Blog do Instagram. Para participar, é só chegar no horário e local marcado na cidade onde você mora! O evento, em sua maioria, acontece em lugares abertos e é - obrigatoriamente - gratuito.

     

    Recife no foco do clique


    O World Wide Instameet está na sua 16 edição. No Recife, o primeiro encontro ocorreu em 2007. Desde então, nunca mais parou. Espaço Ciência, Olinda, Marco Zero e UFPE foram alguns dos lugares que já reuniram mais de 80 pessoas em cada encontro, como conta o fotógrafo e organizador da WWIM na cidade do Recife, Claudio Ebson. “Estamos convidando as pessoas desde o início do ano para esse evento que, finalmente, vai acontecer. É um momento muito bom para compartilhar experiências. Temos um grupo de mais de 70 pessoas no whatsapp que foi fortalecido no WWIM. Pessoas que tem uma paixão em comum: a fotografia”, relata.

     

    O local escolhido para este ano foi o Marco Zero, com o mesmo tema para todo o mundo: #ComentáriosGentis. Na capital pernambucana, ocorrerá neste sábado (9), às 9h, com previsão para terminar no fim da tarde. A hashtag escolhida foi #WWIMREC. Claudio acredita que o local influenciará na essência do encontro. “Vamos tentar fazer o virtual e o real se relacionar simultaneamente. As fotos, logicamente, serão publicadas no Instagram. A cada foto e vídeo, tem que ser possível a outra pessoa sentir o que você tentou transmitir em relação a bondade. O feed deste fim de semana será só amor. E pra completar: o público do Marco Zero será alcançado também. Quem tiver passando por lá receberá um pouco desse sentimento”, explica


    DO DIARIO DE PERNAMBUCO

  • Feira disponibiliza animais para adoção em centro de compras de Caruaru

    A feira de adoção de animais "Amigo não se compra" será realizada no domingo (10) no Shopping Difusora, Agreste de Pernambuco. No evento, cerca de 40 animais serão disponibilizados.


    Todos os animais que estarão expostos na feira estão vermifugados e vacinados. Quem se interessar em adotar deve levar CPF, RG, comprovante de residência, e caixa para transporte ou coleira para condução do animal.


    Fonte: G1 Caruaru

  • Caruaru sedia Campeonato Regional Nordeste de Bocha

    Até o dia 10 de setembro, a Associação Nacional de Desporto para Deficiente (ANDE) está realizando em Caruaru o Campeonato Regional Nordeste de Bocha. O evento vai acontecer na quadra da Asces Unita. Nesta sexta (08) as competições começam após a cerimônia de abertura que está prevista para iniciar às 08h30.

    No sábado as competições continuam a partir das 08h e das 09h às 19h estarão acontecendo as aulas do curso de iniciação de Bocha. A Asces Unita apoia o campeonato junto com a Prefeitura de Caruaru.


    A Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru (Apodec) também está à frente da iniciativa, na organização do campeonato.


    A Bocha – A bocha paralímpica é um jogo competitivo comumente praticado por pessoas com deficiência, que pode ser praticado individualmente, em dupla ou em equipe. Todos os eventos podem ser mistos – homens e mulheres competem juntos e igualmente. A sua finalidade principal é encostar o maior número de bolas na bola branca, que é o alvo, também denominada Jack.


    Fonte: Blog do Mário Flávio

    IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA 

  • DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

    Naquele 7 de setembro de 1822 nossa nação se tornava independente. E já são 195 anos de liberdade e de uma história moldada no esforço de nossa gente. A consagração dessa independência é edificada degrau por degrau a cada dia. Viva o Brasil, viva nossa Pátria Amada!

  • GOVERNO DE PERNAMBUCO

  • MEC libera R$ 1 bi para universidades e institutos federais. R$ 48,3 milhões são para Pernambuco

    O ministro da Educação, Mendonça Filho, autorizou, nesta quarta-feira (06/09), a liberação de R$ 48,3 milhões para atender as Universidades, institutos federais em Pernambuco. Ao todo, o ministro liberou R$1 bilhão para as instituições federais de todo o País. Este valor corresponde ao repasse financeiro para as instituições e ao aumento de 5 pontos percentuais no limite para empenho do orçamento para custeio e para investimento. “Estamos cumprindo rigorosamente com o compromisso assumido com as universidades e institutos federais, que têm tido por parte do MEC toda a atenção no sentido de garantir custeio, investimento e retomar obras paralisadas”, afirmou o ministro Mendonça Filho, destacando que o MEC já liberou este ano R$ 5.138,4 milhões para as universidades federais em limite para empenho do orçamento, sendo R$ 4.551,6 bilhões para atendimento de despesas de custeio e R$ 586,8 milhões para as despesas de investimento, incluindo fonte própria (R$ 488,1 milhões).


    Dos R$41,7 milhões liberados pelo MEC, R$25.467.415,00 correspondem ao repasse desta quarta-feira, os outros R$ 22.881.561,00 integram a liberação orçamentária adicional de 5% para as instituições de Pernambuco. Com mais esse repasse a Universidade Federal de Pernambuco vai receber R$20,7 milhões, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, R$7,9milhões, o Instituto Federal de Pernambuco recebe R$8,8 milhões , o Instituto Federal do sertão, R$ 3,6 milhões e a Fundação Joaquin Nabuco R$789 mil .


    Do R$ 1 bilhão liberados para todo o País, R$ 558,69 milhões são referentes a recursos financeiros discricionários e R$ 449,6 milhões a uma liberação de limite para empenho do orçamento equivalente a um acréscimo, em relação aos valores já liberados, de 5 pontos percentuais em custeio e 5 pontos percentuais em investimento para cada uma das instituições federais.


    Ao todo, as universidades federais receberão R$ 718 milhões, dos quais R$ 406 milhões em recursos financeiros discricionários, o que corresponde a 100% do valor liquidado até o momento, e o restante corresponde a R$ 312 milhões de limite para empenho do orçamento, sendo R$ 255 milhões para custeio e R$ 57 milhões para investimento.


    A liberação de limite para empenho do orçamento de cinco pontos percentuais para custeio e para investimento aumenta de 75% para 80% o limite de liberado para as universidades e institutos.


    Já os institutos federais, do R$ 1 bilhão liberado hoje, serão contemplados com R$ 290,3 milhões. Desse total, R$ 152,2 milhões de recursos financeiros discricionários e R$ 137,6 milhões a mais de limite para empenho do orçamento. Este último corresponde a R$ 110,6 milhões para custeio e R$ 27 milhões para investimento. O orçamento liberado para os institutos apenas este ano corresponderá, portanto, a R$ 1.951,4 milhões, sendo R$ 1.810,6 milhões de Custeio, R$ 140,8 milhões de Investimento, incluindo fonte própria (R$ 42,5 milhões).


    Desde o início do ano de 2017, o MEC já repassou para as Instituições Federais de Ensino R$ 5,27 bilhões em recursos financeiros e R$ 7,1 bilhões de limite para empenho do orçamento, ambos discricionários.


    HISTÓRICO - A atual gestão assumiu o MEC em maio de 2016 com corte no orçamento da Educação de R$ 6,4 bilhões e conseguiu retomar R$ 4,7 bilhões, o que garantiu a normalização dos empenhos, da regularização dos repasses financeiros e da retomada de obras em universidades e institutos federais do País. “Conseguimos concluir o ano passado com 100% do orçamento de custeio liberado. O que não acontecia há dois anos. Nosso compromisso é continuar assegurando um bom funcionamento para as universidades e institutos federais do país", afirmou Mendonça Filho. O MEC já informou a Andifes que o orçamento de custeio para as Universidades Federais está assegurado em 100% do que foi previsto na Lei Orçamentária Anual de 2017.

  • Alunos do Ensino Médio desenvolvem projeto no Laboratório de Matemática da Escola Dinâmica

    A necessidade da renovação do ensino da matemática tornou-se uma necessidade quase que urgente. A busca por uma melhor qualidade de ensino tem evoluído diante de algumas dificuldades enfrentadas por professores no ato do ensinar e diante das dificuldades dos alunos para aprenderem. Para vencer tais barreiras, dentre outros procedimentos pedagógicos, a Escola Dinâmica montou o laboratórios de matemática.


    Orientado pelo Professor Gabriel Heberth, o projeto foi desenvolvido nas turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio e tem como objetivo despertar o interesse e a criatividade dos alunos na área da matemática. Eles montaram seus próprios jogos de raciocínios e jogaram entre si e também com alunos de outras turmas.


    "Esse projeto é muito importante porque precisamos quebrar o paradigma de que a matemática é uma coisa chata e difícil de ser aplicada no dia a dia. Com o desenvolvimento desses jogos, eles têm a oportunidade de aprender de uma forma mais lúdica", explica o professor.


    Os jogos foram produzidos pelos próprios alunos foram construídos em sala de aula e também disponibilizados para turmas do Ensino Fundamental.

  • Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte oferece mais de 20 vagas em processo seletivo

      

    A Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, publicou ontem a abertura de inscrições para o PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, que pretende suprir o quadro de profissionais que comporão os Programas Sociais Federais: CRAS- Centro de Referência da Assistência Social, CREAS- Centro de Referência Especial da Assistência Social FBF- Programa Bolsa Família, PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e Programa Criança Feliz, em convênio com o Governo Federal para atendimento às famílias em risco social.

     

    O processo está oferecendo 6 vagas de assistente social, 4 vagas de psicólogo, 1 vaga para coordenador do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (que pode ser assistente social, psicólogo ou pedagogo), 1 vaga para cadastrador/entrevistador do Bolsa Família, 1 vaga de facilitador de oficina de informática, 1 vaga de facilitador de oficina de capoeira, 1 vaga de facilitador de oficina de artesanato, 1 vaga de facilitador de oficina de dança (ballet), 2 vagas de facilitador de oficina de danças culturais, 1 vaga de facilitador de oficina de esporte (futebol) e 4 vagas para visitadores do Programa Criança Feliz.

     

    O candidato habilitado, classificado e convocado será contratado sob o Regime de Contratação Temporária, disciplinado pelo art. 37, inciso IX da Constituição Federal e Lei Municipal nº 1.499/2006.

     

    O edital está disponível nos sites da Prefeitura: https://imprensataqdonorte.blogspot.com.br e na fanpage da Secretaria de Ação Social: https://www.facebook.com/seastaquaritingadonorte/

  • 5 de setembro - Dia da Amazônia

    Ela é a maior floresta tropical do mundo e tem a maior biodiversidade. A Amazônia é conhecida também por Floresta Amazônica, Selva Amazônica, Floresta Equatorial da Amazônia, Floresta Pluvial ou Hileia Amazônica. A maioria das florestas está contida dentro do Brasil, com 60% da floresta, seguido pelo Peru com 13% com pequenas quantidades na Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Para celebrar tanta grandiosidade foi definido o dia 5 de setembro para comemorar o Dia da Amazônia, pois foi quando D. Pedro I criou a província do Amazonas no ano de 1850.


    A data é voltada para incentivar a reflexão sobre a importância da Floresta Amazônica para o planeta, pela sua riqueza de vida animal e vegetal, e por possuir diversos recursos naturais. O desflorestamento afeta diretamente a fauna e a flora, causando danos irreversíveis ao ecossistema amazônico. Além do desmatamento, a Amazônia tem sido vítima da biopirataria (contrabando de animais e de plantas); pesca e caça ilegais; e conflitos por disputas de terras.

  • Pernambuco deve ganhar o primeiro cinema para deficientes sensoriais no país

    As pessoas com deficiências sensoriais terão no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, em Pernambuco, um espaço de inclusão social e de cultura com o lançamento do projeto Alumiar. A partir de outubro, o Cinema da Fundação será o primeiro do Brasil a exibir, sistematicamente, filmes nacionais destinados a esse público. O projeto Alumiar começou a se tornar realidade nesta segunda-feira, 4, quando o ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou termo de cooperação entre a TV Escola e a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), ambas vinculadas ao MEC.


    “É dever do estado e obrigação de órgãos públicos como a Fundaj e a TV Escola proporcionar acesso à cultura e educação a todos e esta é a missão que nos propomos a alcançar em uma ação vigorosa e relevante que mostra que quando se deseja algo importante no campo da educação, se alcança”, disse Mendonça Filho durante o evento. Ele reforçou, ainda, a importância de investimentos que permitam o acesso aos bens culturais. “Uma população sem acesso à cultura é uma população sem alma. Que o Brasil possa avançar nessa agenda de inclusão social que é aplaudida por todos os que têm consciência social neste pais.”


    Quinzenalmente o Cinema da Fundação exibirá filmes com três modalidades de acessibilidade comunicacional: audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão; Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas, e legendas para surdos e ensurdecidos.


    Em um ano, o projeto tornará 20 longas-metragens brasileiros acessíveis, selecionados mediante uma curadoria que prioriza a qualidade cultural e artística da obra. Após a seleção, uma equipe especializada promoverá a acessibilidade das obras. “É motivo de alegria para nós, que acompanhamos a tradição do cinema pernambucano, em uma ação absolutamente importante e que coloca Pernambuco mais uma vez em uma posição de vanguarda”, reforçou.


    A coordenadora de cinema da Fundaj, Ana Farache, explica que o trabalho será construído a partir do diálogo. “Teremos um trabalho de formiguinha. Vamos atrás desse público junto a associações e escolas, vamos fornecer transporte, ter uma conversa sobre o filme e discutir se a acessibilidade que estamos usando é a que atinge mais pessoas. A intenção é que funcione como um laboratório, onde possamos aprimorar o trabalho”, falou.


    Para o presidente da Fundação Roquette Pinto, jornalista Fernando Veloso, Alumiar é um dos projetos de maior abrangência em acessibilidade comunicacional no país e a TV Escola é uma entusiasta do projeto. “A TV Escola tem hoje, no Brasil, a mais avançada e moderna tecnologia para tratar de acessibilidade na TV e no cinema. Conhecemos o projeto e achamos muito bom, mas não teríamos como avançar com a Fundaj pelo tamanho deste projeto. Foi aí que entrou a extrema sensibilidade do ministro Mendonça Filho que nos apoiou e garantiu que o projeto se materializasse. Estaremos juntos contando com o êxito deste projeto e que ele represente um marco no Brasil no quesito de acessibilidade na comunicação”, disse.


    O ato de lançamento do projeto contou ainda com a participação do Presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil, Antonio Muniz, e de Bernardo Klimsa, membro da Associação de Surdos de Pernambuco, entre outros representantes de entidades de pessoas com deficiência. “Este projeto é um marco histórico que hoje a gente celebra para provar que a inclusão e a acessibilidade trazem a igualdade. Como cidadãos temos direito a informação e ao conhecimento, inclusive dentro do cinema”, defendeu Klimsa.


    O projeto Alumiar destina-se, também, a estudantes, profissionais e pesquisadores da área da acessibilidade, produtores de audiovisual, estudantes de artes visuais e o público em geral. Além de colaborar para a formação de um novo público a partir da inserção de pessoas com deficiências sensoriais no universo do cinema, a ação inclusiva da Fundaj vai criar um canal de diálogo entre o público e os profissionais da acessibilidade. O projeto visa, ainda, a realização de seminários e cursos sobre acessibilidade no cinema com especialistas brasileiros e internacionais.


    Acessibilidade – Desde o ano passado, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) determinou que as salas de cinema brasileiras se tornem acessíveis às pessoas com deficiência. Além da adaptação física, como rampas de acesso às salas, espaços reservados para as cadeiras de rodas, poltronas mais largas para pessoas de sobrepeso e banheiros adaptados, é necessária implementação das tecnologias assistivas da acessibilidade comunicacional. O período para implantação da acessibilidade é até novembro deste ano.


    Censo – O Brasil contabiliza, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência – visual, auditiva, motora ou mental/intelectual – o que significa 24% da população. A deficiência visual atinge 18,6% dos brasileiros, seguida da deficiência motora, ocorrendo em 7% da população. O percentual de brasileiros com deficiência auditiva é de 5,1% e o de deficiência mental ou intelectual, 1,4%. A maioria dessas pessoas não tem acesso à arte, nem frequenta as salas de cinema. Apesar do evidente crescimento da produção cinematográfica no Brasil, há uma escassez de obras audiovisuais com acessibilidade sensorial.


    Legislação – A Instrução Normativa 128/2016 instituiu que as salas de exibição comercial deverão dispor de tecnologia assistiva voltada à fruição dos recursos de legendagem, legendagem descritiva, audiodescrição e língua brasileira de sinais (Libras), sem interferir na fruição dos demais espectadores. Cabe ao exibidor dispor dessa tecnologia, sempre que solicitado pelo espectador. O quantitativo mínimo de equipamentos e suportes individuais voltados à promoção da acessibilidade visual e auditiva varia em função do tamanho do complexo e os prazos são gradativos. Em 14 meses, a contar da publicação da instrução, 50% do parque exibidor terá que contar com os recursos implantados de legendagem descritiva, audiodescrição e Libras. Em dois anos todo o parque exibidor deverá possuir os recursos.


    Assessoria de Comunicação Social

  • Lei que institui feminicídio como crime é sancionada pelo governador Paulo Câmara

    Visando reforçar as políticas públicas voltadas à prevenção e ao combate à violência contra a mulher, o governador Paulo Câmara assinou, nesta segunda-feira (4), no Palácio do Campo das Princesas, decreto que institui o “feminicídio” nos registros de crimes em Pernambuco, abolindo o uso da motivação “crime passional” nos boletins de ocorrência. Com a mudança, as mortes de mulheres praticadas pelos seus companheiros, ex-companheiros ou por outros individuos somente pelo caráter de gênero serão tipificadas como feminicídio, tornando-as um crime hediondo. Também foi assinado o decreto que cria um grupo de trabalho interinstitucional sobre feminicídio para o estudo, processamento e organização de dados das mortes violentas de mulheres ocorridas em Pernambuco.


    “Eu sou pai de duas meninas. E eu quero e vou trabalhar para que as minhas filhas e todas as filhas dos pernambucanos e pernambucanas vivam em um Estado cada vez mais livre de qualquer agressão contra a mulher. E esses decretos vão nos ajudar a dar mais transparência a qualquer tipo de crime contra a mulher, destacando o feminicídio e destacando ações que possam ser feitas para que possamos dar respostas cada vez mais rápidas. Infelizmente, no nosso Estado e no País inteiro acontecem crismes covardes, crimes de uma cultura ainda machista que persiste em muitas regiões de Pernambuco e do Brasil, e que precisam ser combatidas, seja com ações repressivas ou ações preventivas”, destacou Paulo Câmara.


    O governador falou ainda da importância de se trabalhar a conscientização do tema na sociedade. “Nós já trabalhamos esse assunto nas escolas para que as novas gerações tenham consciência da necessidade de não haver nenhum tipo de discriminação de gênero. A legislação federal já existe, e agora a gente avança para que, no âmbito das nossas policias, isso seja destacado e ganhe tratamento prioritário, para que a gente possa evitar realmente esses crimes que continuam a existir no nosso Estado”, reforçou.


    A partir de agora, as mulheres vítimas de crimes violentos letais intencionais, pela condição de ser mulher, entrarão no registro do Sistema de Mortalidade de Interesse Policial (SIMIP) da Secretaria de Defesa Social (SDS). A medida estabelece, também, que serão registrados como feminicídio os crimes letais que envolverem violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher. O objetivo da iniciativa é anular o teor culpabilizante dessas mulheres que são, na realidade, vítimas da situação.


    A Lei do Feminicídio (Lei n° 13.104/2015) transformou em homicídio qualificado (com agravante) o assassinato de mulheres em razão do gênero. Ou seja, a morte de uma mulher pela condição de ser mulher. “Agora, nós teremos a possibilidade de informar concretamente, à sociedade, os crimes que ocorreram contra a mulher. E isso vai ser tratado pela legislação como uma qualificadora, ou seja, vai entrar nos nossos bancos de dados como crime hediondo, além do fato de que o agressor responderá juridicamente a uma causa majorante, podendo pegar uma pena maior”, frisou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.


    Já o decreto que institui o grupo de trabalho interinstitucional sobre feminicídio irá aplicar, no âmbito do Estado de Pernambuco, as diretrizes nacionais para investigar, processar e julgar, com perspectiva de gênero, as mortes violentas de mulheres. O grupo de trabalho será coordenado pela Secretaria da Mulher e terá a sua composição com representantes das instituições: Secretaria da Mulher, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Secretaria de Saúde, TJPE, MPPE e da Defensoria Pública de Pernambuco.


    O grupo poderá elaborar orientações e linhas de atuação para melhorar o exercício das atividades dos profissionais do Sistema de Segurança Pública, do Sistema de Justiça e apoio especializado, de modo a recomendar a implementação de rotinas procedimentais, desde a investigação até o julgamento, de casos envolvendo mortes violentas de mulheres em razão de gênero. “Não significa apenas uma mulher morta. A pergunta é: por que essa mulher morreu? É preciso conhecer com quem acontece e o porquê. E esse decreto vem dialogar com a necessidade de estudo desses dados”, explicou a secretária estadual da Mulher, Sílvia Cordeiro.


    Fonte: Blog do Mário Flávio

  • Praça Emanoel Glicério receberá ordem de serviço para construção

    A notícia acaba de ser postada nas redes sociais do vereador Ronaldo Pacas. O parlamentar postou:

     

    Me orgulho imensamente de ter dividido a amizade do inesquecível jornalista Emanoel Glicério, ou ‘‘Mané do Brog’’, como carinhosamente chamávamos o comunicador.


    Amanhã às 10h na Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, nosso prefeito Edson Vieira assina a ordem de serviço para a construção imediata da praça.


    Localizada na Rua José Pacas (pavimentada após o Requerimento Nº69/2013, de minha autoria) no Bairro Malaquias Cardoso, a praça ficará localizada ao lado da Rádio Polo FM.


    Mané concluiu o ensino médio na escola Padre Zuzinha . Começou o curso de jornalismo em 2002 pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Atuou em jornais, atuou como radialista e comentarista político em diversas emissoras de rádios da região, entre elas a nossa querida Rádio Vale AM.


    Deixou sua marca com o blog “Diário da Sulanca” e conquistou o respeito e admiração de todos nós.


    MAIS QUE MERECIDA A HOMENAGEM

  • Icia realiza feira de livros com mais de 4 mil obras em Caruaru

    O Instituto do Câncer Infantil do Agreste (Icia) realiza a partir desta segunda-feira (4) a Feira de Livros Solidária, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O evento ocorre no "Bloco de Arrecadação de Doações", na sede da instituição.


    De acordo com a assessoria, mais de 4 mil publicações estarão disponíveis para venda. Os exemplares terão preço mínimo de R$ 5. O objetivo da iniciativa é ajudar no tratamento dos pacientes da instituição.


    A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo número (81) 3727-7137.

     

    Fonte: G1 Caruaru

  • Filho é detido suspeito de agredir a mãe de 73 anos com tijolo em Caruaru

    Um homem de 40 anos foi detido suspeito de agredir a mãe, de 73, com um tijolo no domingo (3) em Caruaru, Agreste de Pernambuco. O caso ocorreu no sítio Taquara de Cima.


    De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi detido na casa onde morava e estava com sinais de embriaguez. A motivação da agressão não foi informada.


    Tanto o homem quanto a idosa foram levados para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil. O suposto criminoso foi autuado em flagrante por lesão corporal e deve ser apresentado em audiência de custódia nesta segunda-feira (4).

     

    Fonte: G1 Caruaru

  • GOVERNO DE PERNAMBUCO

  • GOVERNO DE PERNAMBUCO

  • Programa Moda Center no Ar 1º de setembro

  • Mundo SENAI recebe população de portas abertas em Santa Cruz do Capibaribe

    Quem quiser saber mais sobre a Indústria e suas profissões e quiser participar de minicursos, oficinas e palestras gratuitamente, a hora é essa. O SENAI realizará de 11 a 15 de setembro o “Mundo SENAI” em suas 11 Unidades no Estado. Serão oferecidas oficinas, palestras e outras atividades. Os participantes também conhecerão detalhes sobre as profissões oferecidas pelo SENAI.

     

    Estão sendo esperadas cerca de 30 mil pessoas durante a realização do evento nas Escolas SENAI de Areias, Santo Amaro, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Faculdade SENAI de Tecnologia (Santo Amaro), Jaboatão, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Petrolina e Araripina.

     

    Para participar é necessário fazer inscrição no site www.pe.senai.br/mundosenai. São esperados 30 mil visitantes e 10 mil atendimentos à comunidade em todo o estado.

  • Armazém da Criatividade marca presença na rota do jeans nacional

    O Denim Meeting, evento nacional focado inteiramente na economia do jeans produzido pela GuiaJeans Wear, teve sua segunda edição realizada nesta quinta (31), no Armazém da Criatividade, localizado no Polo Caruaru. Para os organizadores, trazer o evento para o Agreste pernambucano, segundo maior polo de confecções do Brasil, e em especial, para um ambiente com foco no empreendedorismo inovador na área da moda, foi um acerto estratégico.


    “É muito gratificante trazer o Denim Meeting para Caruaru, uma região que tem um potencial gigangtesco, consolidada como o segundo maior polo produtor de jeans do Brasil. Acredito que o conteúdo apresentando, as palestras e a rodada de negócios das empresas do jeans gerarão um impacto muito positivo para a região", ressalta Marlene Fernandes, diretora da empresa Style WF.


    Dezenas de marcas expuseram suas coleções para o segundo semestre, além de repercutir novidades do ano no mercado do jeans e o que está vindo e se instaurando como tendência. Valendo destacar as palestras sobre marketing e lavanderia além de estudos de casos e, por fim, o bate-papo sobre tendências da moda jeans.


    O evento foi realizado o patrocínio do SEBRAE e o apoio do Armazém da Criatividade, unidade avançada do Porto Digital, parque tecnológico do Recife.

  • Caruaru recebe exposição de xilogravuras

    Para os amantes da arte com temática regional, o Caruaru Shopping recebe até o dia 24 de setembro uma exposição que evidencia a xilogravura. Batizada de Xiloraiz, esse forma de arte vem atravessando as gerações, se mantendo em evidência no cenário artístico nacional. Tudo está montado no espaço Galeria Caruaru Shopping, próximo à entrada principal do cinema.

     

    Por lá estarão expostos trabalhos de dois artesãos que são especializados na arte de xilogravura. Para as pessoas que ficaram interessadas em uma das obras, elas também estarão disponíveis para a venda. A exposição segue recebendo o público de acordo com o horário de funcionamento do centro de compras e entretenimento: de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 11h às 21h.

     

    Vale lembrar que não é cobrado nenhum valor para visitar a exposição.

     

    Sobre a xilogravura

     

    A xilogravura é uma técnica de impressão que usa a madeira entalhada como matriz do desenho. Essa arte foi bastante difundida a partir da produção de cordéis. Hoje, essa forma de expressão artística continua mais viva do que nunca, seja no Brasil ou em outros países do mundo. Nomes como J.Borges de Bezerros e Mestre Dila de Caruaru se tornaram referência nessa técnica.