Melqui Lima é pós-graduado com especialização em Assessoria de Imprensa pela Faculdade do Vale do Ipojuca e graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba.

Já atuou na Rádio São Domingos FM (Brejo da Madre de Deus) em 2007, na Rádio 101,9 FM (Santa Cruz do Capibaribe) de 2007-2008, na Estação Sat (Santa Cruz do Capibaribe) de 2008-2009 e atua até hoje na Rádio Vale AM. Onde desenvolve os trabalhos de produtor e apresentador do programa VALE MAIS.

Atualmente é o responsável pelo Blog do Melqui, assessor de imprensa do vereador Ronaldo Pacas, jornalista da Rádio Vale AM, assessor de imprensa do deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e mestre de cerimônias. Entre em contato pelo blogdomelqui@hotmail.com ou flipicomunicacao@gmail.com.

Acompanhe o Melqui Lima




Mural

Melqui Lima
A Voz do Brasil presta um grande serviço à sociedade. Mas se você não quer deixar de ouvir a transmissão de mais de 1/3 dos jogos da Copa que acontecerão às 19h e quer mais informação de trânsito, música e entretenimento nesse horário, a voz do seu deputado precisa falar por você. Essa é a hora! O Brasil quer a flexibilização do horário da Voz do Brasil votada e aprovada. Particip...
Terça, 22 Abril 2014 17:35
Melqui Lima
Super Manhã - de segunda à ***ta, a partir das 8h da manhã. Tarde Livre - de segunda à ***ta das 14h às 16h. Participe pelos telefones 3731-4033 ou 9275-6290
Quarta, 12 Março 2014 16:44
Deixe o seu recado!

Moto-taxista são convocados para recadastramento na Capital da Moda

Foi iniciado esta semana o recadastramento para os profissionais moto-taxistas do município. A iniciativa é uma ação da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana.

 

 

A análise está sendo realizado na Secretária de Mobilidade Urbana, localizada na Rua Assis Severino das Chagas, 176, Bairro Cruz Alta, das 8h às 13h. O moto-taxista precisa apresentar toda sua documentação (Carteira Nacional de Habilitação, documento do veículo, CRLV, alvará 2016, comprovante de residência atualizada, título de eleitor, antecedentes criminais, estadual e federal e nada consta na CNH), posteriormente, vistoria completa da motocicleta.

 

Fábio Aragão, Secretário de Mobilidade Urbana, falou da importância da vistoria. “Através da vistoria verificamos se as motocicletas estão de acordo com as normas de trânsito para conduzir passageiros com segurança. Verificamos se as motos estão no padrão estabelecido pela Secretaria de Mobilidade urbana que facilita a identificado do moto-taxista e se o profissional está autorizado pela prefeitura para prestar esse serviço a população”, disse o secretário.

 

“Tudo que vier para nos ajudar é bem-vindo. Renovação de coletes, melhorias nos equipamentos da moto e documentação em ordem, tudo isso são necessários para proporcionarmos um serviço de qualidade ao povo”, contou o moto-taxista, Robson dos Santos.

 

A Secretaria de Mobilidade Urbana ressalta que o recadastramento é obrigatório para 600 profissionais cadastrados e quem não comparecer à análise, poderá ficar sem poder atuar. A entrega dos novos coletes será no dia 25, às 15h, no Teatro Municipal.

 

Cronograma de recadastramento:

 


Segunda-feira (16), placas 0 e 1,
Terça-feira (17), placas 2 e 3,
Quarta-feira (18), placas 4 e 5,
Quinta-feira (19), placas 6 e 7,
Sexta-feira (20) placas 8 e 9.

Assessoria de Imprensa

Abertas as incrições para o curso de informática gratuíto da Câmara de Vereadores

Aberto o período de inscrições para o Projeto de Inclusão Tecnológica e Cidadania (CIDATEC), oferecido pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe em convênio com a Prefeitura Municipal. CIDATEC é um projeto que há 10 anos vem formando e informatizando jovens e adultos no município e também de regiões vizinhas. As matrículas se iniciaram dia 9 de Janeiro e estende-se ao dia 10 de Fevereiro, das 8 da manhã ás 12h.

 

 

A partir de nove anos de idade o cidadão que deseja participar, pode realizar sua inscrição no CIDATEC, localizado na Rua Manoel Rufino de Melo, 107 ao lado da Câmara de Vereadores, o curso tem duração de três meses e terá inicio no dia 13 de Fevereiro.


Para realizar a matrícula são necessários os documentos de RG e Comprovante de Residência. As aulas possuem duração de 2 horas por semana nos períodos da tarde e à noite, dois dias semanais. Os cursos oferecidos são: Básico – Operador de Micro e Design Gráfico, com o professor Joseilton Macedo.


Bruna Costa - ASCOMCÂMARA

MPT aciona quatro municípios do interior de Pernambuco por casos de trabalho infantil

Os municípios de Caetés, Iati, Lajedo e Serra Talhada são réus em ações civis públicas movidas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco nesta semana. Eles são acusados de não adotarem medidas de prevenção e erradicação do trabalho infantil. Nas ações, o MPT pede que a justiça obrigue os municípios a tomarem providências, liminar e definitivamente, sob pena de multa.


De acordo com o procurador autor das ações, Ulisses Dias de Carvalho, o MPT recebeu do Ministério do Trabalho e Emprego relatórios que comprovam a situação irregular nas cidades. Normalmente, as crianças e adolescentes são encontrados trabalhando em feiras, que deveriam ter as permissões públicas gerenciadas pelas prefeituras.


Em todos os casos, as ações civis públicas foram movidas após anos de tratativas com cada um dos municípios, que, em muitas vezes, nem sequer responderam a ofícios encaminhados pelo Ministério Público. Recomendações chegaram a ser expedidas pelo órgão, mas não acatadas pelos prefeitos.


Pedidos


Liminarmente, o MPT fez para cada um dos municípios 25 pedidos. Entre eles, o de que garantam verba suficiente para a implementação adequada dos programas e ações para Erradicação do Trabalho Infantil e que, no prazo de 120 dias, formulem diagnóstico de todas as crianças no trabalho do Município (ruas, matadouro, feiras, casas de farinha etc.) com dados suficientes para a identificação da situação de cada uma delas.


Solicitou também que o judiciário determinasse a elaboração e a implantação de plano de ação para enfrentamento e erradicação do trabalho infantil a partir do diagnóstico feito e que inserisse, em 30 dias, as crianças e adolescentes identificados em programas sociais adequados às situações de violação de direitos constatada.


Para o procurador, é necessário que os municípios façam “esforços imediatos para o resgate de todas as crianças e adolescentes que trabalhem ou exerçam atividades remuneradas no matadouro, em casas de farinha, nas feiras, bares”.


Multas


Em caso de descumprimento de qualquer das 25 obrigações, o MPT requer que seja aplicada multa de R$ 50 mil por item, acrescido de cinco mil reais por criança ou adolescente prejudicado.


O procurador ainda solicitou que o mandado de intimação seja direcionado aos prefeitos para que deem cumprimento a cada uma das cláusulas, na forma dos pedidos pleiteados e deferidos a título de tutela antecipada, tudo sob a mesma pena de multa dada por obrigação e por pessoa prejudica. A punição pecuniária deverá ser suportada pessoalmente pelo referido agente público, tendo em vista sua condição de responsável pela gestão da res pública e ordenador de despesas.


Mitos sobre o trabalho infantil


De acordo com o MPT, existe na sociedade brasileira – e no mundo todo – vários mitos que justificam o trabalho infantil, com uma possível alternativas para crianças e adolescente. Entre os mitos mais conhecidos, está o de que “trabalhar ajuda na formação do caráter”.


Para o procurador, há que se refletir, porém, que o ambiente de trabalho, ao contrário da família ou da escola, não tem como objetivo a formação do caráter ou a transmissão de valores. “No ambiente de trabalho espera-se que haja produtividade. Não se trata, assim, de um local em que a formação da criança está no foco principal das ações”, disse.


Outros mitos são: “trabalho a criança aprende regras e disciplina”; “trabalhar ajuda na manutenção da família”; “é melhor trabalhar do que ficar na rua”; “criança que trabalha será beneficiada pela experiência no mundo do trabalho”.


“As experiências que o trabalho precoce possibilita às crianças e adolescentes são, praticamente em sua totalidade, de pouco valor enquanto formadoras para a atuação profissional. Em geral são atividades repetitivas, operativas, que não exigem raciocínio e que não preparam nem para uma profissão específica e nem para se destacar no mundo do trabalho. Muitas vezes colocam em contato com riscos físicos e psíquicos. Essas experiências afastam a criança da escola, e, sem formação, no futuro, apenas alimentando de ciclos de pobreza e exclusão”, disse.


Assessoria de Imprensa

Caruaru recebe museu do vídeo game 100% interativo

Já pensou em juntar nostalgia, diversão e novidades para você, seu filho e toda a família nas férias? Se a sua resposta foi positiva, o Caruaru Shopping traz a magia dos videogames que é apresentada ao público por meio de uma exposição cheia de curiosidades e interatividade.


A exposição Super Games vem para resgatar e apresentar ao público desde os videogames clássicos que ainda hoje permanecem na memória das pessoas, até os mais modernos, trazendo o que há de mais avançado no mercado. São mais de 40 consoles originais para o público jogar e matar a saudade dos games da infância, além dos mais modernos e atuais que existem no mercado.


Em uma área montada no shopping, próximo a entrada do cinema, entre os jogos que vão estar disponíveis, destaque para Magnavox Odyssey, o primeiro console de sucesso no mundo, os campeões de venda no Brasil; Atari; Super Nintendo; Master System; Mega Drive; Nintendo 64; Playstation e raridades como Sega Saturn, Dreamcast, Game Cube, Xbox e Neo Geo.


A exposição também traz para o público uma nova forma de jogar, a “Realidade Virtual”. Este novo conceito insere o jogador dentro do jogo, onde ele literalmente pilota o carro de “Formula 1” ou tenta fugir de tiros em um avião da segunda guerra mundial. É um verdadeiro parque da realidade virtual, onde os simuladores mais modernos estarão disponíveis.


Se você ficou curioso em conhecer tudo sobre a nova atração, basta ver qual o melhor horário e correr para lá. A exposição Super Games funciona de segunda a sábado, das 13h às 21h e aos domingos, sendo das 12h às 19h.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Mendonça Filho libera R$3,7 milhões para instituições federais de Pernambuco

O Ministro da Educação, Mendonça Filho, liberou R$ 3,7 milhões às instituições federais de ensino vinculadas à pasta. Os recursos são destinados à manutenção, custeio e investimento. Com essa liberação, o MEC repassou mais de R$ 290 milhões às instituições federais do estado desde o dia 13 de maio de 2016. "Continuamos trabalhando para garantir uma educação de qualidade com a retomada de obras", destacou o ministro Mendonça Filho.


Foram mais de R$ 6 bilhões repassados às instituições federais de todo o País, incluindo ainda repasses ao Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), ao Instituto Benjamin Constant (IBC) e à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que, somente nesta última liberação, somaram R$ 2,27 milhões.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Gestão do prefeito Lero investe em iluminação pública

Com informações da Assessoria de Imprensa

Santa Cruz do Capibaribe aparece na 146ª posição no Índice de Transparência dos Municípios 2016

O nível de transparência dos municípios pernambucanos apresentou uma evolução em 2016, comparado aos números do ano passado. É o que mostra um levantamento feito nos Portais de Transparência das 184 prefeituras do Estado e divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Tribunal de Contas.


O estudo foi feito a partir de um diagnóstico dos portais da transparência das prefeituras, entre os meses de julho e setembro deste ano. Para cada portal avaliado foi calculado o ITMpe - Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco, que pode variar entre zero e 1.000 pontos. De acordo com o valor obtido, os portais foram classificados em cinco níveis de transparência, Desejado, Moderado, Insuficiente, Crítico e Inexistente.


Segundo o levantamento, 30% das prefeituras ampliaram o seu nível de transparência, 61% permaneceram na mesma situação de 2015 e 9% apresentaram uma diminuição do índice, de acordo com a metodologia adotada pelo TCE.


O percentual de prefeituras que encontram-se nos níveis Moderado e Desejado aumentou de 27% em 2015 para 43% em 2016. A taxa de municípios enquadrados nos níveis Inexistente, Crítico ou Insuficiente que era de 73% em 2015, passou para 57% este ano.


A cidade do Brejo da Madre de Deus aparece na 52ª posição, Jataúba na 65ª posição e Taquaritinga do Norte na 135ª posição.


Santa Cruz do Capibaribe surge na 146ª posição. Porém, melhorou na pontuação tendo em vista que em 2016 alcançou 356 pontos e em 2015 havia alcançado apenas 283 pontos. Nessa posição a Capital da Moda alcança nível INSUFICIENTE de acordo com o ITMPE.


Na lanterna dividindo o último lugar, aparecem empatadas com PONTUAÇÃO ´´0´´ as cidades de Tracunhaém, Pedra, Camaragibe e Araçoiaba.


Recife é primeiro lugar com pontuação 800.5 e Caruaru aparece na 21ª posição com 606 pontos. CONFIRA O RANKING COMPLETO. CLIQUE ------ >> AQUI


Com informações do TCE-PE

Prefeitura realiza formaturas dos Centros de Educação Infantil em Santa Cruz do Capibaribe

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, por meio da Secretaria de Educação, realizou neste último final de semana, a festa de formatura da Educação Infantil dos centros educacionais do município. Os eventos foram realizados no Ginásio Poliesportivo do Bairro Cruz Alta.

Na oportunidade os estudantes fizeram juramentos, houve entrega de anéis e certificados de conclusão, mesa para autoridades, apresentações musicais, bailes para os formandos e cada unidade de ensino apresentou seu casal padrinho.

 

“É com muito orgulho e satisfação que realizamos a conclusão da Educação Infantil de Santa Cruz do Capibaribe. Ficamos felizes em saber que nossos alunos estão preparados para uma nova etapa escolar, que este seja o primeiro de muitos diplomas”, contou o prefeito, Edson Vieira.

Joselito Pedro, Secretário de Educação, falou sobre as formaturas. “Todas as formaturas ocorreram dentro do esperado, os pais participaram, trouxeram seus filhos, as crianças lindas, se divertiram, receberam seus diplomas. Nosso corpo de professores com sempre fez um belo trabalho para realizarmos mais um importante evento”, frisou o secretário.

 

Neide Botelho, coordenadora de Educação Infantil, destacou a importância das conclusões. “É gratificante participar da formação dessas crianças, um passo impar e muito válido na vida desses pequenos estudantes”, frisou a coordenadora.


“Estou muito emocionado, meu filho está se formando no ABC, um momento que infelizmente eu não pude realizar, mas ele está participando e me proporcionou muita alegria. Agradeço a escola e aos professores por tudo que fizeram e fazem pelas crianças de nossa cidade”, disse Carlos Manoel, pedreiro, pai de formando.


Na sexta-feira (16), foi à formatura do Centro de Educação Infantil Professora Maria Betânia Aragão Silva, no sábado (17), foi à vez do Centro de Educação Infantil Professor Severino Domingos do Nascimento Neto e no domingo (18), o Centro de Educação Infantil Professor Arnaldo José da Rocha.

Turma do ´´Mais Cultura`` faz roteiro cultural em Recife

Um grupo de 16 estudantes que participam do Programa Mais Cultura, do Governo Federal, estiveram no Recife na manhã da quarta-feira (14) para a visitação de pontos culturais da capital de Pernambuco.


O programa que beneficia uma parte das escolas públicas brasileiras trabalha com a disseminação da arte popular junto à parceiros culturais. Na Escola Municipal Professora Orlandina Arruda Aragão em Santa Cruz do Capibaribe, a poetisa Ágda Moura desenvolveu ao longo de seis meses, atividades bem dinâmicas do universo da poesia com os alunos participantes do programa.


Com idades entre dose e quinze anos, a turma inclusive já apresentou no Teatro Municipal um sarau em versos chamado Ribuliço da Poesia. A mobilização contou com grande parte dos componentes da escola e com a diretora Irenilda Ferreira.


Para Ágda Moura o programa possibilita acesso a um universo que abre outros mundos pra os jovens. ´´A história e poesia de grandes seres humanos que arrastam pessoas ao sentimento puro que a arte causa em nós. Esse projeto tem alcance não só neles, mas no entorno que vivem conseguimos ver também esse bem refletido`` disse a poetisa. Que com palavras harmoniosas definiu bem a arte ´´ ferramenta de transformação social. Ver correr no semblante dos alunos a luz que tem na poesia e na nossa cultura, é enxergar também o caminho dessa permanência, a continuidade do que é nosso assegurado nas mãos do futuro``.


O vereador Ronaldo Pacas (PR) entusiasta da cena cultural e amigo da poetisa encontrou a turma em Recife e falou sobre a iniciativa. ´´O que precisamos é que sejam criados cada vez mais projetos e programas que tenham como foco difundir a cultura. Dessa forma estaremos produzindo, estimulando e ainda contribuindo de forma considerável para a retirada de nossos jovens e crianças das péssimas ofertas do mudo das drogas`` disse Pacas.

Em clima de 'Noite do oscar' alunos da Escola Dinâmica recebem diplomas do ABC

O Cabana Club transformou-se em um ambiente glamouroso para receber a festa de Formatura do ABC 2016 da Escola Dinâmica. Com muito glamour, os alunos receberam o diploma numa festa linda e emocionante. Obedecendo fielmente ao tema, as crianças entraram passando por uma 'calçada da fama' cheia de estrelas e ao som de músicas que foram temas de filmes infantis no cinema.


O cerimonial foi conduzido pelo diretor Joselito Pedro e pela coordenadora pedagógica da escola, professora Egmar Santos, que por diversas vezes se emocionaram com a beleza da cerimônia dos pequeninos.


A mesa de honras foi composta por Cioneide Xavier, Crislaine Priscila, Kátia Alexandra e Paulo André, que fazem parte do corpo administrativo da Escola Dinâmica, além da coordenadora pedagógica, Zivocléia Leite e dos padrinhos e madrinhas da formatura acompanhados de seus pais.


O sentimento de realização estava estampado nos rostos dos pais e familiares no momento de receber o diploma. Os acompanhantes aproveitaram o momento para demonstrar todo o carinho aos Doutores do ABC.


Um dos momentos mais emocionantes da noite foi quando os pequenos oradores fizeram os discursos de agradecimentos e o juramento. Professores, pais e todo o público perceberam o poder da Educação demonstrado nessa que é a primeira grande conquista na vida desses alunos.


O ápice da noite foi a apresentação das turmas. Enfileirados, ocupando todo o palco, os doutores do ABC cantaram, dançaram e encantaram o público ao executar a apresentação de uma música cantada em inglês. O trabalho teve a coordenação da professora Aline Lima, que dá aulas de Inglês para turmas do Ensino Infantil na escola. Os pais ficaram maravilhados registrando tudo com muitas fotos e vídeos.


Após a entrega de todos os diplomas e as apresentações das turminhas, foi a vez das professoras Sandrely Ramos, Sandra Maranhão, Izabel Bernardino, Karleide Guedes e Aline Lima receberem homenagens. Elas foram duplamente homenageadas, recebendo o carinho da escola e de alguns pais de alunos, um momento muito bonito que destacou o belíssimo trabalho pedagógico realizado pelas educadoras.


Em seguida, Joselito Pedro chamou a professora Evelly Thais, grande homenageada da noite, que foi escolhida para dar nome as turmas de doutorandos do ABC em 2016. Ela agradeceu a homenagem e falou da satisfação em ver a evolução dos alunos, revelando que alguns já foram alunos seus em anos anteriores.


Por fim, a tradicional valsa dos formandos fechou a noite com chave de ouro, concretizando mais um evento excepcional da Escola Dinâmica, resultado do trabalho de uma equipe que não mede esforços para proporcionar sempre o melhor.

 

CONFIRA TODAS AS FOTOS CLICANDO --- >>AQUI <<---